Segundo cientistas, essas baleias são seres bastante sociáveis / Imagem: Domíno público
Continua depois da publicidade
Não, você não leu errado. Um grupo de cientistas afirma ter conversado com uma baleia jubarte pela primeira vez, o que pode abrir caminho para a humanidade se comunicar com extraterrestres em um futuro distante.
A interação aconteceu no sudeste do Alasca em agosto de 2021 e durou cerca de 20 minutos, durante os quais os pesquisadores estabeleceram sinal de “contato” com a baleia e a atraíram para perto do barco.
Continua depois da publicidade
Aproveite e veja também: Cientistas flagram 'baleia-fantasma' pela 1ª vez e descoberta muda a biologia para sempre
O mamífero, chamado Twain, teria circulado o barco e retornado um sinal de “saudação”, segundo afirmam os pesquisadores. Entenda mais sobre a conversa humano-baleia e como ela se relaciona com a comunicação extraterrestre.
Continua depois da publicidade
“Acreditamos que esta seja a primeira troca comunicativa entre humanos e baleias jubarte na linguagem das baleias jubarte”, celebra Brenda McCowan, professora de neurociência e comportamento da Universidade da Califórnia em Davis e principal autora do estudo.
Depois de estabelecer contato, os pesquisadores emitiram 36 chamados pelo alto-falante do barco, e a baleia jubarte, que já havia se aproximado, respondeu a cada um deles de acordo, demonstrando variedade de intervalos para cada sinal.
“Definitivamente sentimos que fomos ouvidos. E esperamos que ela tenha sentido o mesmo”, diz Fred Sharpe, coautor e investigador principal da Alaska Whale Foundation.
Continua depois da publicidade
Sharpe afirma que as baleias são muito inteligentes e possuem comunicação social bastante desenvolvida. As gravações utilizadas pelos pesquisadores foram coletadas numa “conversa” entre baleias que aconteceu no dia anterior.
Já Laurance Doyle, astrônomo norte-americano, afirma que a maneira como os pesquisadores se comunicam com as baleias pode ser parecida com a maneira com que os aliens tentam se comunicar conosco.
“Devido às limitações da tecnologia atual, uma premissa fundamental na busca por inteligência extraterrestre é que os extraterrestres teriam interesse em fazer contato com humanos e, portanto, teriam como alvo indivíduos humanos”, escreve o astrônomo.
Continua depois da publicidade
O comportamento da baleia jubarte é semelhante à maneira como nós, humanos, reagimos a sinais estranhos vindos do espaço. Portanto, estudar as inteligências aqui da Terra pode nos ajudar a entender como podem se comunicar as que vêm de outros planetas.