Cidades do interior de SP são tomadas por nuvem ‘gigante’, que assusta moradores

O fenômeno foi observado por diversas cidades da região

O fenômeno é conhecido como "supercélula"

O fenômeno é conhecido como "supercélula" | Reprodução/X

Diversas cidades do interior de São Paulo foram surpreendidas, no dia 17 de janeiro, por uma nuvem “gigante” que tomou conta do céu e assustou os moradores. 

Continua após a publicidade

O fenômeno foi observado em Sorocaba, Itapetininga, Alambari, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Salto de Pirapora, Sarapuí, Piedade e Tatuí. Muitos moradores registraram o evento em fotos e vídeos, que rapidamente viralizaram nas redes sociais.

De acordo com especialistas, a formação da nuvem está associada a ventos intensos que antecedem tempestades. O fenômeno ocorre devido ao deslocamento de ar quente e úmido para as camadas superiores da atmosfera, enquanto o ar mais frio desce. 

Continua após a publicidade

Esse movimento cria as condições ideais para a formação de estruturas atmosféricas impressionantes e, às vezes, perigosas.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo explicou que o fenômeno é conhecido como “supercélula”. Essa formação tem como característica marcante a rotação do vento dentro da nuvem, que lhe confere um formato semelhante ao de um tornado. 

Continua após a publicidade

Embora não tenha causado danos significativos, a aparência incomum da nuvem foi suficiente para gerar apreensão entre os moradores. As supercélulas podem produzir ventos muito fortes, chuvas intensas e até granizo, dependendo das condições climáticas do momento.