A linda entrada da cidade no auge do inverno catarinense / Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema
Continua depois da publicidade
A mais de 1335 metros de altura, na serra catarinense, está a charmosa cidade de Urupema, considerada a mais fria do Brasil no inverno. Muito procurada pelos turistas que querem fugir do calor, um dos seus principais atrativos é, sem dúvidas, a sua cascata que congela.
A cidade, que já era conhecida por ser bem gelada, tem registrado nas últimas décadas as temperaturas mais baixas do país, como aconteceu no último mês de abril, onde os termômetros marcaram -0,21º C. Na praça principal já foram registrados -6º C. Está bom pra você?
Continua depois da publicidade
Muito procurada no inverno, Urupema possui atrações para o ano todo, com opções leves e mais radicais, em meio a araucárias e montanhas. As cachoeiras da cidade são um espetáculo a parte, além das pousadas graciosas e muito aconchegantes.
Entre março e junho acontece na cidade a famosa "Revoada do Papagaio-Charão", que é um fenômeno natural onde os pássaros dessa espécie "invadem" o local em bandos de cerca de 20 mil aves e se instalam nas araucárias para se alimentar dos pinhões.
Continua depois da publicidade
São duas quedas d´água que estão entre rochas no alto do Morro das Torres (ou Serra do Campo Novo). Essa cachoeira leva esse nome pois, nos dias mais frios na cidade, congelar. As águas viram grandes cristais de gelo estáticos, o que causa um visual deslumbrante e encantador.
Urupema fica a 200 km de Florianópolis e é fácil chegar de carro, já que a estrada e acesso são asfaltados.
Também é possível chegar de avião, por Florianópolis, mas, inevitavelmente, você precisará de um carro para chegar até a cidade.
Continua depois da publicidade
O Aeroporto Regional do Planalto Serrano também recebe voos e fica mais próximo do lugar, mas os horários e dias são menos variados.