Holambra é conhecida como a "Cidade das Flores" / Divulgação/Prefeitura
Continua depois da publicidade
Diferente da cidade de São Paulo, onde motoristas enfrentam diariamente horas de trânsito devido ao excesso de veículos nas ruas, em algumas cidades do interior o meio de transporte mais comum é a bicicleta.
Além de ser mais sustentável, pedalar é um excelente exercício físico. Outra vantagem desse meio de locomoção é a possibilidade de aproveitar melhor a paisagem e manter contato constante com a natureza.
Continua depois da publicidade
Uma cidade em que esse comportamento é comum é Holambra, conhecida como “Cidade das Flores”, localizada no interior do estado de São Paulo.
Confir cidade do interior de SP perfeita para fugir do verão. Saiba mais.
Continua depois da publicidade
Herança dos imigrantes holandeses que fundaram a cidade, Holambra tem no ciclismo um traço marcante de sua cultura. De acordo com órgãos de transporte local, cerca de 60% da população utiliza a bicicleta como principal meio de transporte.
As vantagens do uso das bicicletas vão além da sustentabilidade e da economia — elas são também mais acessíveis do que os automóveis. A redução no número de carros nas ruas contribui para um trânsito mais tranquilo e diminui a emissão de poluentes.
A tradição holandesa de valorizar o ciclismo deixou, em Holambra, um legado que se reflete até hoje no modo de viver dos moradores.
Continua depois da publicidade
Graças a esse hábito, a cidade conta com diversas ciclovias e estacionamentos para bicicletas. A infraestrutura urbana foi adaptada para atender às necessidades dos ciclistas, o que impacta diretamente na qualidade de vida da população.
Holambra possui diversos pontos turísticos que podem ser explorados de bicicleta. Um exemplo é a Praça Vitória Régia, um espaço arborizado ideal para piqueniques e passeios ao ar livre.
Outro grande atrativo é a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que atrai milhares de visitantes todos os anos.
Continua depois da publicidade
O Diário já contou sobre o Festival das Cerejeiras em São Roque.Veja detalhes.