A ação visa reduzir consideravelmente os alagamentos no município / Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Continua depois da publicidade
Avançam na cidade de São Vicente, no litoral de SP, as obras que compõem o maior projeto de combate às enchentes da história da Cidade, consistindo na reestruturação do canal e implantação das comportas em oito localidades (Castelo Branco, Pompeba, Dique das Caixetas, Beira Jóquei, Sambaiatuba, Dique do Piçarro, Caminho da Divisa e Sambaiatuba 2).
A ação visa reduzir consideravelmente os alagamentos no município, impactando a vida de moradores da Cidade Náutica, Vila Fátima, Pompeba, Jóquei e Tancredo, regiões tradicionalmente afetadas pelas chuvas e/ou alta da maré.
Continua depois da publicidade
A obra do canal está prestes a ser concluída, restando apenas algumas interligações de microdrenagem nos dois últimos trechos e acabamentos nas travessias das ruas Stélio Machado Loureiro e Antero de Moura.
Paralelamente, a via está sendo reurbanizada, com novo asfalto, calçadas e iluminação.
Continua depois da publicidade
O canal está sendo aumentado de seis para 10 metros e a profundidade de 1,5 para 2,5 metros. Isso deverá reduzir demais as ocorrências.
Já a implantação das comportas segue em andamento. Com instalação concluída no Sambaiatuba, em execução na Avenida Castelo Branco, Pompeba, Dique das Caixetas e Beira Jóquei e a ser efetuada no Caminho da Divisa e Sambaiatuba 2.
Os trabalhos são realizados pela construtora DP Barros, com fiscalização do Estado, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).
Continua depois da publicidade
O maior projeto de combate às enchentes da história de São Vicente é fruto de um grande pacote de investimentos do Governo de São Paulo, que destinou ao Município R$ 45 milhões, sendo R$ 30 milhões para drenagem.