Diário Mais

Cidade do litoral brasileiro vira a 'Miami das grávidas russas'; entenda o fenômeno

Por meio de agências especializadas, as grávidas russas chegam ao Brasil com todo o suporte necessário para realizar o parto

Fábio Rocha

Publicado em 05/05/2025 às 16:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Florianópolis reúne outros pontos que encantam as gestantes russas / Amplocom/Divulgação

Continua depois da publicidade

Florianópolis, capital de Santa Catarina, tem se tornado um destino inusitado, mas cada vez mais procurado por mulheres russas: a cidade virou o centro do chamado “turismo de parto”. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Essa é a prática em que gestantes estrangeiras viajam para outro país com o objetivo de dar à luz. A procura por essa opção aumentou significativamente desde o início da guerra na Ucrânia e das crescentes tensões comerciais entre a Rússia e os Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Miami Brasileira: destino no litoral de São Paulo conquista craque Neto e famosos

• 'Miami Brasileira' lança serviço de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos

• Miami brasileira: conheça as melhores praias da cidade do litoral de SP

Por meio de agências especializadas, as grávidas russas chegam ao Brasil com todo o suporte necessário para realizar o parto com conforto e segurança. 

A legislação brasileira garante cidadania automática ao bebê nascido em território nacional, o que também permite que os pais solicitem residência permanente no país, um atrativo que tem motivado muitas famílias russas a embarcar rumo ao litoral catarinense.

Continua depois da publicidade

Inclusive, a cidade de Praia Grande é conhecida também como a Miami Brasileira, e vem conquitando famosos, como o craque Neto.

Outro fator que atrai os russos ao Brasil é o Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece exames, internações, parto e acompanhamento pós-parto de forma gratuita e com boa qualidade. 

Isso representa uma enorme economia para os pais, além de acesso a uma rede pública de saúde considerada eficiente em comparação com sistemas privados internacionais.

Continua depois da publicidade

O passaporte brasileiro também é um dos grandes atrativos. Com ele, a criança poderá viajar com mais facilidade para países que vêm impondo sanções e restrições aos cidadãos russos, como parte das políticas internacionais contra Vladimir Putin. 

A dupla cidadania ainda traz benefícios amplos, como acesso à educação gratuita, inclusão em programas sociais como o Bolsa Família e a obtenção de documentos como CPF.

Florianópolis, apelidada carinhosamente de “Floripa”, reúne outros pontos que encantam as gestantes russas: praias paradisíacas, clima ameno, um povo acolhedor e uma atmosfera cosmopolita. 

Continua depois da publicidade

Informação do jornalista Cacau Menezes do portal ND+.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software