Paraty se orgulha de ter a cachaça como seu patrimônio intocável / Créditos Divulgação
Continua depois da publicidade
A cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, fica entre Ubatuba e Angra dos Reis, e tem a cachaça como patrimônio. Todavia, o que também desperta a atenção de turistas e visitantes são as ruas do seu Centro Histórico, que alagam de propósito.
Fundada no século 17, Paraty foi peça fundamental no escoamento de ouro de Minas Gerais até Portugal, no período colonial, apelidada de "Caminho do Ouro". A cidade é banhada pela Baía de Paraty e cercada pela Serra da Bocaína.
Continua depois da publicidade
O Centro Histórico de Paraty foi construído com uma "engenharia peculiar", vamos dizer assim: a maioria das suas ruas foi projetada para ficar mais baixa, permitindo que a água do mar (em altas da maré ou mudança nas fases da lua) "alagasse" a cidade de maneira proposital.
Mas é claro que não estamos falando de altos níveis de água, mas é o suficiente para tornar a experiência em visitar a cidade ainda mais bonita e única, já que as calçadas são elevadas, justamente para a circulação das pessoas.
Continua depois da publicidade
Se tem um patrimônio que Paraty se orgulha de ter é a cachaça, e sua fabricação caseira acontece desde a fundação da cidade, já que o clima e o solo da região eram ideais para o cultivo da cana-de-açúcar, e o município tinha uma posição estratégica com um porto ativo usado para exportar ouro, café e também a cachaça.
A bebida produzida na metrópole é reconhecida pelo seu sabor forte e autêntico, feita em alambiques de cobre.
Hoje são mais de 20 alambiques disponíveis aos turistas que queiram saber mais sobre a produção e também tomar uma boa e pura cachaça brasileira.
Continua depois da publicidade
Há outra série de atrativos turísticos em Paraty, como as ilhas cinematográficas que já serviram de cenário para filmes, séries e novelas, praias, carnaval alternativo com seu Bloco de Lama, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), passeios em meio a natureza dentre outros.