Diário Mais

Cidade brasileira tem a cachaça como patrimônio e ruas que alagam de propósito

Ela é um dos destinos turísticos mais procurados nas altas temporadas no país

Jeferson Marques

Publicado em 25/08/2025 às 16:48

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Paraty se orgulha de ter a cachaça como seu patrimônio intocável / Créditos Divulgação

Continua depois da publicidade

A cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, fica entre Ubatuba e Angra dos Reis, e tem a cachaça como patrimônio. Todavia, o que também desperta a atenção de turistas e visitantes são as ruas do seu Centro Histórico, que alagam de propósito.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Fundada no século 17, Paraty foi peça fundamental no escoamento de ouro de Minas Gerais até Portugal, no período colonial, apelidada de "Caminho do Ouro". A cidade é banhada pela Baía de Paraty e cercada pela Serra da Bocaína.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estrada que liga litoral de SP a Paraty é deslumbrante; conheça

• Paraty tem praia escondida entre montanhas com vista fantástica; conheça

• Paraty tem praia considerada 'paraíso intocado' e ideal para o surfe

Ruas

O Centro Histórico de Paraty foi construído com uma "engenharia peculiar", vamos dizer assim: a maioria das suas ruas foi projetada para ficar mais baixa, permitindo que a água do mar (em altas da maré ou mudança nas fases da lua) "alagasse" a cidade de maneira proposital.

Mas é claro que não estamos falando de altos níveis de água, mas é o suficiente para tornar a experiência em visitar a cidade ainda mais bonita e única, já que as calçadas são elevadas, justamente para a circulação das pessoas.

Continua depois da publicidade

Cachaça

Se tem um patrimônio que Paraty se orgulha de ter é a cachaça, e sua fabricação caseira acontece desde a fundação da cidade, já que o clima e o solo da região eram ideais para o cultivo da cana-de-açúcar, e o município tinha uma posição estratégica com um porto ativo usado para exportar ouro, café e também a cachaça.

A bebida produzida na metrópole é reconhecida pelo seu sabor forte e autêntico, feita em alambiques de cobre.

Hoje são mais de 20 alambiques disponíveis aos turistas que queiram saber mais sobre a produção e também tomar uma boa e pura cachaça brasileira.

Continua depois da publicidade

Opções

Há outra série de atrativos turísticos em Paraty, como as ilhas cinematográficas que já serviram de cenário para filmes, séries e novelas, praias, carnaval alternativo com seu Bloco de Lama, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), passeios em meio a natureza dentre outros.

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software