Um levantamento da empresa americana de serviços financeiros Remitly colocou São Paulo entre as cidades mais estressantes do mundo. / Freepik
Continua depois da publicidade
Um levantamento da empresa americana de serviços financeiros Remitly colocou São Paulo entre as cidades mais estressantes do mundo. A capital paulista aparece na 8ª posição do ranking global, que avaliou 170 grandes centros urbanos com base em indicadores como trânsito, custo de vida, saúde, criminalidade e poluição do ar.
No topo da lista está Nova York, seguida por Dublin, na Irlanda, e Cidade do México. Segundo o estudo, quanto mais próxima de 10 a pontuação, maior o nível de estresse urbano. São Paulo registrou 7,14, índice considerado elevado.
Continua depois da publicidade
A pesquisa utilizou dados de fontes internacionais como TomTom, Numbeo, IQAir, Universidade Cornell e bases globais de saúde e economia. Foram analisados cinco fatores principais:
Cada item recebeu uma pontuação que resultou no índice final de estresse.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Remitly, nas cidades da América Latina, o fator que mais pesa é a segurança pública, enquanto em regiões como Europa e América do Norte o alto custo de vida é o principal vilão.
Pequena cidade brasileira atrai fábrica de R$ 25 bilhões e terá mais empregos que habitantes
Em São Paulo, a combinação entre deslocamentos longos, percepção de insegurança e poluição contribui diretamente para o resultado.
Continua depois da publicidade
Na outra ponta do ranking, a cidade menos estressante é Eindhoven, nos Países Baixos, com índice de 2,34. Em seguida aparecem Utrecht, também na Holanda, e Canberra, na Austrália.
Essas cidades se destacam por trajetos curtos, boa qualidade do ar, serviços públicos eficientes e sistemas de saúde sólidos.
Segundo a empresa, os dados mostram que um ritmo de vida mais tranquilo está diretamente ligado à infraestrutura urbana, equilíbrio econômico e bem-estar coletivo, fatores que ainda desafiam grandes metrópoles como São Paulo.
Continua depois da publicidade