Prepare o cobertor, uma cadeira confortável e escolha um bom lugar longe das luzes da cidade / Freepik/IA
Continua depois da publicidade
Prepare o cobertor, uma cadeira confortável e escolha um bom lugar longe das luzes da cidade. Em novembro de 2031, o céu do Brasil pode ser palco de um dos mais impressionantes fenômenos astronômicos deste século.
A tradicional chuva de meteoros Leonídeas, que acontece anualmente, tem potencial para se transformar em uma tempestade meteorítica, um evento raríssimo, com milhares de meteoros riscando o céu por hora.
Continua depois da publicidade
A última vez que isso aconteceu foi no início dos anos 2000. Agora, simulações astronômicas indicam que entre os dias 17 e 18 de novembro de 2031, poderemos ver de mil até dez mil meteoros por hora, iluminando a madrugada em um verdadeiro espetáculo cósmico.
As Leonídeas surgem quando a Terra atravessa uma nuvem de detritos deixados pelo cometa 55P/Tempel-Tuttle, que dá uma volta ao redor do Sol a cada 33 anos.
Continua depois da publicidade
Evento astronômico raro vai iluminar o céu do Brasil e só acontece a cada 50 anos
Esses fragmentos entram na atmosfera e se incendeiam, criando os chamados “riscos de luz” que conhecemos como meteoros. Todo mês de novembro, esse encontro acontece, mas de tempos em tempos, a Terra cruza uma parte especialmente densa dessa trilha — e é aí que o show se torna inesquecível.
O momento de maior atividade está previsto para a madrugada de 18 de novembro de 2031, entre 1h e 4h da manhã, quando a constelação de Leão (ponto de origem dos meteoros) estará bem posicionada no céu, especialmente no Hemisfério Sul.
Continua depois da publicidade
O ideal é fugir da poluição luminosa. Algumas regiões com ótimo potencial de observação são:
Com o céu limpo e longe da iluminação urbana, praticamente qualquer ponto do país pode ser ideal.
Não é preciso nenhum equipamento sofisticado. Siga essas dicas:
Continua depois da publicidade
Deite-se ou sente-se confortavelmente para aproveitar melhor a visão.
Eventos como esse são raros e memoráveis. A última grande tempestade das Leonídeas foi registrada em 2001, com relatos de até 3.000 meteoros por hora em várias partes do mundo.
Mas a mais lendária ocorreu em 1833, quando dezenas de milhares de meteoros iluminaram os céus dos Estados Unidos em uma só noite, um fenômeno que até hoje é citado como um marco na história da astronomia.
Continua depois da publicidade