Diário Mais

Chá 'cura tudo': erva medicinal é um poderoso antioxidante e fortalece a memória

Com propriedades poderosas, a planta é amplamente reconhecida por sua ação antioxidante, que ajuda a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres

Fábio Rocha

Publicado em 11/05/2025 às 21:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ginkgo é uma erva medicinal milenar, considerada uma das espécies de árvores vivas mais antigas / jcomp/freepik

Continua depois da publicidade

Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e fortalecer o organismo. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A nutrição adequada fornece ao corpo as ferramentas necessárias para combater inflamações, envelhecimento precoce e até problemas neurológicos. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estudo indica que esse alimento é capaz de regenerar neurônio e fortalecer a memória

• Conheça alimento que não estraga e pode ser usado para curar doenças

Dentro desse contexto, algumas plantas medicinais ganham destaque por suas propriedades funcionais, como é o caso da ginkgo biloba.

A ginkgo é uma erva medicinal milenar, considerada uma das espécies de árvores vivas mais antigas do mundo, segundo a renomada Clínica Mayo. 

Continua depois da publicidade

Com propriedades poderosas, a planta é amplamente reconhecida por sua ação antioxidante, que ajuda a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres. 

Além disso, ela atua na melhora da circulação sanguínea, contribuindo para a saúde do cérebro e o bom funcionamento do sistema vascular.

De acordo com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o uso da ginkgo tem duas finalidades principais: combater o declínio cognitivo relacionado à idade e aliviar sintomas físicos como a sensação de pernas pesadas ou extremidades frias. 

Continua depois da publicidade

A planta atua dilatando os vasos sanguíneos e reduzindo a viscosidade das plaquetas, o que facilita o fluxo de sangue e oxigênio pelo corpo, principalmente para o cérebro.

Esses benefícios fazem da ginkgo biloba um aliado natural para quem deseja melhorar a memória, a concentração e até mesmo a qualidade de vida em quadros iniciais de demência. 

Não à toa, é chamada por muitos como um “chá que cura tudo”, devido à sua ampla atuação no organismo. Seus compostos também ajudam a retardar o envelhecimento vascular, o que a torna popular entre idosos e pessoas em busca de prevenção cognitiva.

Continua depois da publicidade

A ginkgo pode ser consumida de diversas formas, como comprimidos, extratos e géis. No entanto, uma das maneiras mais tradicionais e acessíveis é por meio do chá feito com suas folhas secas. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software