Diário Mais

Centro de SP guarda elevadores centenários que ainda funcionam e podem ser visitados

Um exemplo é o elevador do Mosteiro de São Bento, datado de 1908. Operado manualmente, ele ainda possui painel analógico e portas pantográficas

Bruna Lima

Publicado em 03/08/2025 às 08:21

Atualizado em 03/08/2025 às 08:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O elevador do Mosteiro de São Bento é datado de 1908 / Rerpdoução/Instagram

Continua depois da publicidade

O coração de São Paulo preserva elevadores históricos que mantêm viva parte da memória da cidade. Um exemplo é o elevador do Mosteiro de São Bento, datado de 1908. Operado manualmente, ele ainda possui painel analógico e portas pantográficas. Com 117 anos, é considerado o elevador em funcionamento mais antigo da capital.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Saindo um pouquinho da Capital paulista, um farol do litoral de São Paulo também é um dos mais antigos e importantes do Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Famosa por águas termais, cidade paulista vira palco de carros antigos e multidões

• Feiras de carros antigos ganham força em SP e movimentam turismo, cultura e economia

• Farol do litoral de São Paulo é um dos mais antigos e importantes do Brasil

Outro patrimônio é o Shopping Light, construído em 1929 para sediar a Light & Power. Prestes a completar um século, o edifício conserva os elevadores originais da época, com cabines e mecanismos preservados. Eles podem ser conhecidos em visitas guiadas, que revelam detalhes técnicos e estéticos do início do século XX.

Também inaugurado em 1929, o Edifício Martinelli — frequentemente apontado como o primeiro arranhacéu do Brasil — mantém seus elevadores originais em operação. O prédio preserva portas em estilo art déco e, no terraço, é possível observar parte dos mecanismos que funcionaram por décadas.

Continua depois da publicidade

Já o Palacete Prates, de 1911, foi pioneiro na instalação de elevador em São Paulo. Embora tenha sido demolido, sua memória permanece viva na história da arquitetura paulistana. O espaço hoje é ocupado por construções como o Edifício Conde de Prates, mas o impacto de sua inovação segue relevante.

O elevador do Mosteiro de São Bento é datado de 1908O elevador do Mosteiro de São Bento é o mais antigo em funcionamento / Reprodução/Instagram

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software