Essas partes esquecidas escondem nutrientes poderosos que podem transformar sua saúde / Foto: Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Você também tem o costume de descartar as cascas de cebola e alho? A nutricionista Cibele Santos conta ao portal Metrópoles que essa prática de descarte está desperdiçando uma poderosa fonte para a saúde.
Cibele explica que as cascas de alho e cebola têm muito mais a oferecer do que se pode imaginar. Segundo a especialista, elas são ricas em antioxidantes e compostos bioativos com potencial para beneficiar o organismo de diversas formas.
Continua depois da publicidade
Um dos principais efeitos é o equilíbrio da glicose – reduzindo o açúcar no sangue. “Estudos indicam que essas cascas contêm substâncias que auxiliam no controle dos níveis de glicose, o que pode ser especialmente útil para pessoas com diabetes ou resistência à insulina”, explica a nutricionista.
Além disso, de acordo com Cibele, elas também atuam no combate ao estresse. Graças às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, as cascas contribuem para a redução da ansiedade e o equilíbrio do sistema nervoso.
Continua depois da publicidade
Isso acontece porque o estresse oxidativo, causado por radicais livres, pode danificar células cerebrais e contribuir para o desenvolvimento de ansiedade e depressão. Antioxidantes combatem esses radicais livres, protegendo o cérebro.
A inflamação crônica também está ligada a transtornos mentais. Anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir essa inflamação, contribuindo para um melhor equilíbrio mental.
Uma outra forma de usar cascas de alho e cebola é em forma de tempero:
Continua depois da publicidade