Carros lentos na rodovia são obrigados a dar passagem na faixa esquerda? Veja o que diz a lei

O Diário do Litoral esclarece essa dúvida e explica as regras para o uso correto das faixas de circulação

É obrigatório que o condutor ceda passagem na faixa esquerda quando solicitado

É obrigatório que o condutor ceda passagem na faixa esquerda quando solicitado | Rovena Rosa/Agência Brasil

Quem nunca passou pela situação de estar dirigindo na faixa da esquerda em uma rodovia e encontrar um veículo lento? Essa é uma reclamação comum entre motoristas, mas o que diz a legislação de trânsito sobre o assunto? 

Continua após a publicidade

O Diário do Litoral esclarece essa dúvida e explica as regras para o uso correto das faixas de circulação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos que estejam em velocidade reduzida devem trafegar sempre pelas faixas da direita, deixando a faixa da esquerda livre para ultrapassagens. 

Continua após a publicidade

A questão principal é: o motorista que está trafegando na faixa da esquerda precisa dar passagem para outro veículo que vem atrás? A resposta é sim. 

É obrigatório que o condutor ceda passagem quando solicitado. Quem se recusa a fazer isso está cometendo uma infração de natureza média, sujeita a multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Continua após a publicidade

Inclusive, motoristas que passam pelo litoral de SP deveram ficar atentos, pois rodovias da região terão novos radares instalados até maio.

Outra infração associada a essa situação é a ultrapassagem pela direita. Se um motorista, ao encontrar outro veículo lento na faixa esquerda, decidir ultrapassá-lo pelo lado direito, ele também poderá ser multado. 

Continua após a publicidade

O valor da penalidade é o mesmo: R$ 130,16 e quatro pontos na CNH. Isso porque essa manobra pode ser perigosa e comprometer a segurança no trânsito.

Para aqueles que desejam ultrapassar um veículo mais lento, a legislação permite solicitar passagem de forma segura. 

Continua após a publicidade

O Código de Trânsito autoriza o uso de lampejos de luz alta para alertar o condutor à frente. Além disso, é permitido dar um leve toque na buzina, desde que o veículo esteja trafegando fora de áreas urbanas.