No dia 4 de julho de 2025, o Chevrolet Vega foi desenterrado na cidade de Seward, Nebraska / Divulgação
Continua depois da publicidade
Em 1975, nos Estados Unidos, um Chevrolet Vega zero-quilômetro foi embalado em plástico, colocado ao lado de uma motocicleta Kawasaki e outros objetos, e então enterrado em uma abóbada de concreto de 45 toneladas. A ideia era criar uma cápsula do tempo que só seria aberta 50 anos depois.
No dia 4 de julho de 2025, o Chevrolet Vega foi desenterrado na cidade de Seward, Nebraska. Surpreendentemente, o carro estava em excelente estado de conservação.
Continua depois da publicidade
Apesar de apresentar pequenos sinais de ferrugem, o veículo manteve sua estrutura e aparência de forma impressionante. A placa, com o ano “2025”, é visível em vídeos que registraram o momento da abertura.
A cápsula não guardava apenas o carro. Dentro dela havia uma variedade de objetos da década de 1970, incluindo:
Continua depois da publicidade
Os itens foram cuidadosamente preservados e agora estão sendo identificados pela filha de Harold Davisson, idealizador do projeto. Ela tenta devolver os objetos aos seus donos originais, quando possível, em um processo que deve durar cerca de seis meses.
Alguns anos após o enterro, uma estrutura em forma de pirâmide foi erguida sobre a cápsula do tempo. Um morador chegou a registrar a pirâmide em vídeo há 13 anos e postou o conteúdo no YouTube.
Durante o resgate, um representante do Guinness Book esteve no local. A ação é descrita por muitos como a maior cápsula do tempo do mundo, embora o Guinness oficialmente registre outro local como detentor do recorde: um santuário subterrâneo no Reino Unido, com 200 m³ de objetos diversos.
Continua depois da publicidade
'A menina mais bonita do mundo': como ela está 19 anos depois; veja fotos
O destino do carro recém-desenterrado deve ser um museu, segundo o site automobile-magazine.fr. O hodômetro permanece marcando zero quilômetro, o que aumenta ainda mais seu valor histórico.
Agora, o veículo finalmente poderá ser visto por todos, ao invés de permanecer enterrado e esquecido sob uma pirâmide.
Continua depois da publicidade