Entenda qual carro tem o custo-beneficio mais adequado para você / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Os carros elétricos ainda são uma novidade para muitos, mas estão se tornando cada vez mais populares e despertando o interesse de um número crescente de pessoas.
Apesar disso, há quem não abra mão do tradicional motor a gasolina. No entanto, essa pode ser uma mudança inevitável, já que os carros elétricos são a grande aposta para o futuro da mobilidade.
Continua depois da publicidade
Embora ainda tenham um preço inicial mais elevado, os veículos elétricos representam uma alternativa mais sustentável e eficiente para reduzir o uso de combustíveis fósseis.
Confira quais ações podem destruir o motor de um carro. Saiba mais.
Continua depois da publicidade
O Comitê de Mudanças Climáticas do Reino Unido (CCC) afirma que o país precisa intensificar seus esforços para tornar a eletricidade mais barata, estimulando assim a transição energética.
Além disso, o número de carros elétricos nas estradas britânicas quase dobrou nos últimos dois anos, segundo o diretor executivo do CCC.
Ao considerar custos como combustível, manutenção, depreciação e impostos, alguns veículos elétricos já são mais baratos de manter do que os carros a gasolina ou diesel no Reino Unido.
Continua depois da publicidade
Por exemplo, um carro elétrico típico, pode percorrer cerca de 80 km com uma carga eletricidade — seis vezes mais do que o que se consegue uma abastecimento equivalente de gasolina.
Portanto, mesmo com um custo inicial mais alto, os elétricos tendem a oferecer um custo total de propriedade mais baixo a longo prazo, tornando-se uma opção mais econômica e vantajosa com o passar do tempo.
A bateria é a parte mais cara de um carro elétrico. Por isso, reduzir o custo de produção das baterias é essencial para tornar esses veículos mais acessíveis.
Continua depois da publicidade
Além disso, os fabricantes estão cada vez mais aproximando os preços dos modelos elétricos aos de combustão interna, e o CCC estima que essa equivalência total deve ocorrer dentro de dois anos.
Outra tendência importante é a popularização dos veículos elétricos seminovos, que já apresentam preços mais acessíveis e se tornam uma opção viável para um público mais amplo.
A expectativa é de que a eletrificação do setor automotivo continue avançando e amadurecendo, enquanto as vendas de carros a gasolina seguem em queda.
Continua depois da publicidade
Além disso, os novos modelos elétricos contam com tecnologias cada vez mais atrativas, como baterias de maior durabilidade, autonomia ampliada e expansão da rede pública de carregadores, o que tende a tornar essa transição ainda mais vantajosa para os consumidores.
O Diário já contou sobre o carro que nunca te deixará na mão, segundo mecânicos. Veja detalhes.