O DNA mitocondrial, que só pode ser herdado da mãe, pode transmitir doenças hereditárias que afetam desde o nascimento ou se manifestam ao longo da vida / Freepik
Continua depois da publicidade
A genética é responsável por transmitir diversas características físicas, comportamentais e de saúde de geração em geração. Herdamos dois conjuntos de genes: um da mãe e outro do pai.
Embora a distribuição seja quase equilibrada, há pequenas diferenças entre os sexos:
Continua depois da publicidade
Mas a complexidade da herança genética vai muito além desses números. Alguns traços são mais frequentemente herdados da mãe, enquanto outros vêm quase exclusivamente do pai. A seguir, veja o que você pode ter recebido de cada um.
O DNA mitocondrial, que só pode ser herdado da mãe, pode transmitir doenças hereditárias que afetam desde o nascimento ou se manifestam ao longo da vida. Exemplos incluem a síndrome de Leigh e a encefalopatia mitocondrial.
Continua depois da publicidade
A estrutura ocular e condições como a miopia patológica podem ser herdadas da mãe. O daltonismo também é transmitido por ela, afetando principalmente os filhos homens.
Seu cão ama seu tom de 'voz de bebê'? Saiba como ele entende o que você diz
Traços como textura e cor do cabelo, linha capilar, tipo de pele e até a predisposição a varizes podem ser herdados da mãe, embora o pai também tenha influência em alguns desses aspectos.
Continua depois da publicidade
O momento em que uma mulher começa a menstruar e entra na menopausa pode estar relacionado ao histórico genético materno.
Estudos indicam que os genes relacionados à inteligência têm origem materna. O QI da mãe é um dos melhores preditores da inteligência dos filhos.
Mães com insônia tendem a transmitir padrões de sono semelhantes aos filhos, influenciando sua capacidade de adormecer e manter o sono.
Continua depois da publicidade
Pesquisas sugerem que o DNA mitocondrial da mãe pode impactar o ritmo do envelhecimento, incluindo o surgimento de rugas e cabelos grisalhos.
A predisposição para ganhar ou perder peso pode estar relacionada à genética materna, embora o estilo de vida tenha papel predominante.
Baixos níveis de serotonina na mãe podem estar ligados a uma maior probabilidade de os filhos desenvolverem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Continua depois da publicidade
A estrutura do sistema límbico, que regula as emoções, é mais frequentemente herdada das mães — especialmente pelas filhas — podendo influenciar o desenvolvimento de condições como a depressão.
Ambos os pais influenciam na altura, mas os genes IGF, relacionados ao crescimento, herdados do pai, costumam ter um papel mais forte.
O pai determina o sexo biológico do bebê. Enquanto todos os óvulos maternos carregam o cromossomo X, o espermatozoide do pai pode carregar um X (resultando em menina) ou um Y (resultando em menino).
Continua depois da publicidade
Características como dentes tortos, propensão a cáries e estrutura mandibular podem ser herdadas do pai, especialmente quando ele apresenta histórico de problemas bucais.
Homens herdam o cromossomo Y exclusivamente do pai, o que pode transmitir condições genéticas específicas, como sindactilia (dedos grudados) e hipertricose auricular (crescimento anormal de pelos nas orelhas).
Herdamos dois tipos principais de gordura:
Continua depois da publicidade