Desvende os segredos de uma cama arrumada para sua mente e corpo / Foto: Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Você é do time que acorda e estica o lençol na cama logo pela manhã ou prefere sair e deixar tudo desarrumado? Independentemente do seu costume, saiba que ambos os lados dessa rotina matinal têm seus pontos de vista válidos.
Embora alguns acreditem que arrumar a cama seja um sinal de excesso de submissão, muitos defendem que esse gesto pode ser muito benéfico para a sua saúde e bem-estar.
Continua depois da publicidade
Mesmo com poucas pesquisas focadas especificamente no ato de arrumar a cama, há um consenso crescente entre os especialistas: um ambiente mais organizado pode, de fato, refletir em mais clareza mental, maior controle emocional e uma agradável sensação de bem-estar.
Estudos indicam que quem vive em espaços arrumados tende a ter mais foco, produtividade e menores níveis de estresse. Afinal, uma casa ou um quarto organizado pode gerar o que os pesquisadores chamam de uma “mente arrumada”.
Continua depois da publicidade
A desordem, por outro lado, prejudica o processamento de informações, e isso ganha ainda mais relevância quando consideramos que a cama é um dos elementos centrais do seu quarto e da sua rotina diária.
Conheça também a nova tendência que está substituindo a cama de casal.
Uma das ligações mais diretas entre ter a cama arrumada e o seu bem-estar geral está, sem dúvida, no sono. Pesquisas revelam que pessoas que dedicam um tempo para arrumar a cama relatam dormir melhor.
Continua depois da publicidade
E, como bem sabemos, noites mal dormidas afetam diretamente o humor, a saúde física e até mesmo a capacidade cognitiva. A chamada "higiene do sono" inclui evitar distrações no quarto, como a bagunça.
Segundo o Departamento de Saúde dos EUA, um ambiente visualmente calmo e limpo favorece, e muito, um sono de qualidade.
Pessoas mais organizadas também tendem a ser mais conscientes e focadas em objetivos. Um estudo sobre hábitos domésticos revelou que, geralmente, quem mantém uma rotina de arrumação diária demonstra maior controle de impulsos e maior atenção às normas sociais.
Continua depois da publicidade
Além disso, o simples hábito de arrumar a cama está ligado a uma sensação de “missão cumprida” logo no início do dia. Esse sentimento positivo pode, aliás, dar o tom produtivo para o resto do seu dia, impulsionando outras tarefas.
Por outro lado, há quem defenda que deixar a cama desfeita pode estimular a criatividade, de forma similar a uma mesa de trabalho bagunçada. Um estudo sugeriu que ambientes caóticos, na verdade, favorecem o pensamento "fora da caixa".
Se você se considera uma pessoa mais criativa e menos apegada a rotinas rígidas, talvez deixar a cama desfeita seja, para você, um símbolo de liberdade e de um espírito mais livre.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que dormir depois das 22h pode afetar saúde, segundo uma médica especialista em sono.
Uma crítica, vinda de uma pesquisa mais antiga, apontou que arrumar a cama logo após levantar pode criar um ambiente propício à proliferação de germes e ácaros. Os autores chegaram a declarar, em tom provocativo, que isso seria “um risco à saúde sem precedentes”.
Contudo, a recomendação para contornar essa questão é bem simples: trocar os lençóis com mais frequência. Assim, você mantém a cama arrumada e higienizada.
Continua depois da publicidade
Não existe uma resposta única para a pergunta sobre arrumar ou não a cama. Para quem busca mais foco, uma sensação de ordem na vida e um sono melhor, arrumar a cama pode ser um excelente ponto de partida para o dia.
Já para quem valoriza um espírito mais livre ou criativo, talvez deixar a cama desfeita funcione melhor e traga mais conforto. No fim das contas, o mais importante é entender o que realmente funciona para o seu bem-estar individual e para a sua rotina.
Pequenas atitudes diárias podem ter um grande impacto na sua qualidade de vida!
Continua depois da publicidade