Segundo o Inmet, as temperaturas nessas regiões podem ficar 5°C acima da média climatológica de dezembro por cinco dias consecutivos ou mais / Freepik
Continua depois da publicidade
Um alerta de “grande perigo” segue válido até as 18h desta terça-feira (30/12) em razão da intensa onda de calor que atinge o centro-sul do Brasil. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e envolve áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Segundo o Inmet, as temperaturas nessas regiões podem ficar 5°C acima da média climatológica de dezembro por cinco dias consecutivos ou mais, cenário que caracteriza uma onda de calor severa.
Continua depois da publicidade
Onda de calor: Alerta vermelho aponta 'grande perigo' à saúde no litoral de SP
O fenômeno começou no dia 22 de dezembro, impulsionado por condições típicas do verão, mas ganhou força nos últimos dias devido à persistência da configuração atmosférica.
Continua depois da publicidade
Diferentemente de picos isolados, comuns nesta estação, o atual episódio se destaca pela continuidade do calor, com noites e madrugadas mais quentes, dificultando a recuperação do corpo humano e elevando o desconforto térmico.
Dados consolidados pelo Inmet no domingo (28/12) mostram que, entre as 10 cidades mais quentes do país, quatro estão no Sudeste, justamente dentro da área do alerta de “grande perigo”. As outras seis ficam no sertão do Nordeste, região historicamente marcada por altas temperaturas nesta época do ano.
1º – Três Rios (RJ): 39,1°C
2º – Caicó (RN): 38,8°C
3º – Alegre (ES): 38,5°C
3º – Coronel Pacheco (MG): 38,5°C
3º – Pão de Açúcar (AL): 38,5°C
6º – Cambuci (RJ): 38,4°C
7º – Ibimirim (PE): 38,3°C
8º – Ibotirama (BA): 38,2°C
8º – Morada Nova (CE): 38,2°C
8º – Salgueiro (PE): 38,2°C
Continua depois da publicidade
Meteorologistas reforçam que a persistência do calor extremo aumenta os riscos à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, além de elevar o consumo de energia e o risco de incêndios.