O olho pode ganhar um tom mais esbranquiçado com o passar dos anos por causa da esclerose nuclear / Imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
Perceber que o olho do cachorro ficou com uma coloração azulada ou esbranquiçada de forma repentina pode causar preocupação. Embora pareça algo inofensivo, essa alteração pode estar ligada a doenças que comprometem a visão do pet.
Em algumas situações, o olho com aspecto diferente é algo natural, como no envelhecimento. Porém, também pode ser sintoma de problemas como catarata ou glaucoma. Por isso, ao notar qualquer sinal incomum, o ideal é procurar um veterinário.
Continua depois da publicidade
Alguns cães apresentam olhos azulados de forma natural, principalmente quando ainda são filhotes ou pertencem a raças com predisposição genética, como:
Além disso, cães mais velhos podem desenvolver uma condição chamada esclerose nuclear, que dá um tom esbranquiçado aos olhos, mas que geralmente não interfere na visão.
Continua depois da publicidade
Porém, se a mudança na coloração ocorrer de forma súbita ou vier acompanhada de sintomas como secreção, olhos vermelhos, sensibilidade à luz ou dificuldade para enxergar, é necessário atenção imediata.
Veja também que oferecer arroz ao seu cachorro nem sempre é seguro. Veterinária explica.
Entre os problemas de saúde mais comuns que provocam alteração na cor dos olhos dos cães, estão:
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que uma pesquisa brasileira já desenvolveu uma formulação capaz de reduzir as dores da artrose em cães.
Mudanças repentinas nos olhos dos cães não devem ser ignoradas e precisam ser examinadas por um profissional. Detectar o problema cedo é fundamental para preservar a saúde ocular do animal.
O tipo de tratamento vai depender da causa e pode variar de medicamentos tópicos até cirurgias. A boa notícia é que, na maior parte dos casos, agir rapidamente aumenta bastante as chances de uma boa recuperação.
Continua depois da publicidade