Diário Mais
Em vez de uma queda vertical única, o visitante se depara com um paredão líquido que se estende por quase dois quilômetros ao longo do leito de um rio
Salto do Yucumã, uma joia do ecoturismo situada no coração da divisa entre brasileiros e argentinos / Wikipédia
Continua depois da publicidade
Escondido no noroeste do Rio Grande do Sul, existe um espetáculo da natureza que desafia o conceito tradicional de cachoeira.
Em vez de uma queda vertical única, o visitante se depara com um paredão líquido que se estende por quase dois quilômetros ao longo do leito de um rio. É o Salto do Yucumã, uma joia do ecoturismo situada no coração da divisa entre brasileiros e argentinos.
Continua depois da publicidade
O que torna este lugar único no mundo é a sua formação longitudinal. Enquanto a maioria das cataratas "corta" o rio transversalmente, o Yucumã corre lado a lado com o Rio Uruguai.
Dica do editor: Maior cachoeira do estado fica no litoral de SP e tem efeito de 'véu de noiva' natural.
Continua depois da publicidade
Para chegar a esse cenário, o viajante precisa atravessar o Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas (RS). A jornada é um convite à desconexão:
A aparência do Salto do Yucumã depende diretamente do nível do Rio Uruguai. Em épocas de muita chuva, o rio sobe e as quedas podem ficar submersas; já nos períodos de seca, o paredão rochoso emerge em toda a sua magnitude, revelando o porquê de ser considerado um dos fenômenos mais raros do planeta.