Brasil reivindica ilha submersa no Oceano Atlântico, perto do Rio Grande do Sul / Youtube/USP
Continua depois da publicidade
O Brasil está reivindicando junto a Organização das Nações Unidas (ONU) uma ilha submersa que está localizada no Atlântico e que tem o tamanho da Espanha.
Chamada de "Elevação do Rio Grande", o local está cheio de terras raras e de minérios cobiçados por todo o mundo.
Continua depois da publicidade
Há pouco mais de 1,2 km da costa do Rio Grande do Sul e há 5 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico, a área pode sim ter pertencido ao Brasil há alguns séculos, segundo estudos e análises da Universidade de São Paulo (USP).
Toda a região possui elementos fundamentais para que transições energéticas sejam realizadas, como o cobalto, manganês, níquel e telúrio, fora o basalto (rocha vulcânica) e camadas de argila vermelha, o que provam que já foi uma ilha vulcânica tropical.
Continua depois da publicidade
Aliás, é no Brasil que está o vulcão mais antigo do mundo.
O Instituto Oceanográfico (IO) da USP fez uma expedição ao local e percebeu que suas terras são idênticas às do interior de SP: vermelhas. Depois, um navio britânico realizou outra expedição e chegou as mesmas conclusões.
Abundante em riqueza natural, o local abriga montes submarinos, platôs, cânions, canais e um gigante rift (grande fenda tectônica) chamado oficialmente de Rifte Cruzeiro Sul.
Continua depois da publicidade
Ainda não há um prazo para a definição se a ilha será ou não reconhecida como do Brasil.