Diário Mais

Bebida muito consumida pela manhã pode estar encurtando a vida

Ela traz uma série de riscos e problemas de saúde que passam despercebidos

Jeferson Marques

Publicado em 05/09/2025 às 13:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ingestão dessa bebida pela manhã é a preferência de muitas pessoas / Foto de Andrea Piacquadio/Pexels

Continua depois da publicidade

Sabemos que muitas pessoas sofrem para acordar e ficarem dispostas para mais um dia de trabalho, cuidados com a casa, com os pets, estudos e assim por diante. E é normal que tenha crescido o número de indivíduos que buscam soluções em alimentos e bebidas que aumentem a capacidade de concentração e desempenho físico.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os energéticos estão presentes na mesa ou no café da manhã de muita gente. Elas entendem que uma boa dose de cafeína e açúcar logo cedo as ajudará a aguentar mais um dia estressante, quando na verdade estão colocando para dentro do organismo uma bomba com efeitos potencialmente graves.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• O que você come de manhã pode aumentar o risco de câncer no estômago, alerta estudo

• Escondido no interior de SP, castelo medieval oferece café da manhã com fartura de opções

Primeiro ponto a se saber é que o efeito dos energéticos dura pouco. Isso mesmo, em média aquela disposição e sensação de alerta causadas pela bebida não vai passar de 2 ou 3 horas, no máximo. E depois, o que acontece? A exaustão volta para o corpo assim como um mau humor gradual, pois a carga de açúcar que jogamos para dentro faz a nossa glicose subir muito rápido, assim como a insulina. Mas ambas também cairão muito rapidamente, gerando os sintomas acima e a necessidade por outro lata. 

Você está condicionando o seu corpo a só "ficar bem" diante dessas substâncias, fazendo seu cérebro sinalizar que precisa cada vez mais e mais.

Continua depois da publicidade

Excesso

A quantidade de açúcar somado a outras substâncias presentes nos energéticos, quando tomados pela manhã, jogam uma sobrecarga considerável em órgãos vitais como o coração, Sistema nervoso, fígado e os rins. E é comum que algumas pessoas experimentem sintomas como suor frio, tremores, batimentos cardíacos acelerados, ansiedade, enjoo e pressão arterial elevada.

Não sentir nada disso não significa que seu corpo não esteja sentindo os efeitos do energético. Não se engane pelo "silêncio" sistêmico, pois as alterações já estão ocorrendo e são cumulativas.

Efeitos

Consumir energéticos toda semana, independente da quantidade, podem te trazer os seguintes problemas de saúde à curto e médio prazo:

Continua depois da publicidade

- Problemas cardiovasculares múltiplos;

- Envelhecimento cerebral;

- Desidratação crônica silenciosa;

Continua depois da publicidade

- Danos irreversíveis aos rins.

Evite

As bebidas energéticas devem ser evitadas sempre, principalmente pela manhã. Nós não precisamos de uma bomba sendo lançada dentro do organismo para termos mais disposição e energia.

Tudo começa com uma boa noite de sono, a prática diária de exercícios físicos e uma alimentação mais leve, sem excessos após às 17h.

Continua depois da publicidade

*Com informações do Centrum.cz, The Sun e The Guardian

 

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software