Seu abdômen está inchado? Veja as dicas da ciência para aliviar e retomar o bem-estar / Freepik
Continua depois da publicidade
Você já deve ter experimentado a sensação de desconforto abdominal, aquele inchaço que parece surgir do nada. A barriga inchada é um sintoma bastante comum, que pode estar associado a uma série de condições, desde simples ajustes alimentares até questões de saúde que exigem atenção.
A elevação do volume abdominal é a principal característica da barriga inchada, que frequentemente vem acompanhada de desconforto e dores. Má digestão, excesso de gases, retenção de líquidos e até mesmo outras condições médicas podem ser os responsáveis por esse incômodo.
Continua depois da publicidade
Para um alívio imediato, e se a causa não for grave, algumas medidas podem ajudar a reduzir o inchaço. Diminuir a ingestão de gordura na dieta, aumentar o consumo de fibras e praticar exercícios físicos são passos iniciais que promovem o bem-estar.
E ainda sobre o inchaço, veja os chás perfeitos para desinchar e evitar gases.
Continua depois da publicidade
O aumento de gases intestinais, resultante da fermentação dos alimentos no intestino, é uma causa comum de inchaço abdominal. Além disso, intolerâncias alimentares, como a ao glúten e à lactose, também contribuem significativamente para a distensão da região.
Problemas intestinais mais complexos, como a síndrome do intestino irritável, são importantes fatores por trás da barriga inchada. Prisão de ventre, excesso de peso, retenção de líquidos e o sedentarismo também são elementos que levam a esse desconforto persistente.
Outras causas podem ser mais simples e estão ligadas a fases específicas da vida. Durante o período da menstruação e a gravidez, por exemplo, é natural que as mulheres experimentem algum inchaço abdominal devido às mudanças hormonais que ocorrem no corpo.
Continua depois da publicidade
Se o problema da barriga inchada for mais simples, a principal recomendação é melhorar alguns hábitos alimentares. Comer devagar e mastigar bem os alimentos, evitar aqueles que causam gases, e reduzir o consumo de sal são dicas essenciais para um alívio eficaz.
Junto com a alimentação, você deve aumentar a sua hidratação, não só com água, mas também com chás calmantes que podem ajudar a reduzir o desconforto.
Outro ponto crucial é a prática regular de exercícios físicos, que favorece o funcionamento intestinal e diminui o inchaço. Acima de tudo, consulte sempre um médico para entender a gravidade do problema e receber as orientações mais adequadas para a sua saúde.
Continua depois da publicidade