A chave para uma barriga mais definida está na sua alimentação: saiba o que comer / Imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
A gordura abdominal pode ser um incômodo constante, decorrente de hábitos alimentares inadequados, excesso de alimentos gordurosos e ultraprocessados, e falta de exercícios. Uma das maneiras mais eficazes de eliminá-la, segundo especialistas, é através do controle inteligente do que você come.
Um dos grandes riscos da gordura abdominal é o desenvolvimento da síndrome metabólica, um conjunto de fatores que aumentam consideravelmente a chance de doenças cardíacas, diabetes e derrame. Por isso, combatê-la é fundamental para a sua saúde.
Continua depois da publicidade
Mesmo que muitos a vejam como uma "vilã", a gordura abdominal tem solução. Alguns nutricionistas indicam quatro alimentos que, além de serem baixos em calorias e ricos em fibras, são poderosos aliados para reduzir essa camada e promover o bem-estar.
Em outra reportagem, também listamos alguns alimentos precisam sair da dieta imediatamente. Saiba quais!
Continua depois da publicidade
Combater a gordura abdominal não exige dietas extremamente restritivas. A Agência Nacional Francesa de Segurança Alimentar (Anses) recomenda uma ingestão diária ideal de 30g de fibras, um valor que pode ser facilmente alcançado com escolhas alimentares adequadas.
As fibras estão presentes em alimentos como nozes, mas também são abundantes em frutas e vegetais. Esses componentes, que o corpo não consegue digerir, desempenham funções reguladoras essenciais para o seu bom funcionamento e para manter a sensação de saciedade.
Agora, confira a lista dos quatro alimentos que vão ajudar você a eliminar a gordura abdominal e descubra os múltiplos benefícios que eles proporcionam à sua saúde:
Continua depois da publicidade
Amplamente disponíveis em todas as épocas do ano, as maçãs são grandes aliadas na sua jornada contra a gordura abdominal. De acordo com a nutricionista Lisa Richards, as fibras presentes nelas ajudam a eliminar o colesterol ruim e as gorduras circulantes, beneficiando diretamente o coração.
Além disso, a maçã contribui significativamente para a sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite e prevenindo o consumo excessivo de alimentos. É uma fruta prática e nutritiva para incluir em qualquer refeição ou lanche.
As nozes são excelentes por si só, mas também funcionam como ótimos complementos para diversos pratos. Elas adicionam textura, fibras e gorduras boas, que são essenciais para uma dieta equilibrada.
Continua depois da publicidade
Apesar de serem consideradas densas em calorias, as nozes, em porções controladas, têm poucas calorias e podem ser facilmente incorporadas ao seu dia a dia. Elas promovem a saciedade e contribuem para a saúde geral do organismo.
Descubra a dieta simples que faz você perder 1kg por semana com um único truque.
A beterraba é um vegetal notável, rico em vitamina B9 e com um teor calórico quase insignificante, sendo uma ótima escolha para quem busca uma alimentação saudável e leve. Ela também é uma fonte importante de fibras.
Continua depois da publicidade
Segundo a Agência de Pesquisa e Informação sobre Frutas e Vegetais (Aprifel), 100g do vegetal contêm aproximadamente 2,5g de fibras. Incluir beterraba na sua dieta ajuda a manter o intestino saudável e a controlar a gordura abdominal.
Além de aparecerem nas festas de fim de ano, as cerejas são frutas ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios. Elas também contêm fibras, grandes aliadas na batalha contra a gordura abdominal, ajudando a reduzir a inflamação e a promover a digestão.
Esses nutrientes fazem das cerejas uma opção deliciosa e nutritiva para adicionar à sua rotina, contribuindo para o bem-estar geral e a saúde intestinal.
Continua depois da publicidade