Sem reformas nem gastos altos, método simples devolve o brilho e realça a cor natural do granito e do mármore já na primeira aplicação / Gerado por IA/Gemini
Continua depois da publicidade
O uso diário da cozinha, aliado à gordura e a produtos de limpeza inadequados, costuma deixar bancadas de granito e mármore opacas, esbranquiçadas ou com manchas aparentes. Apesar do aspecto de desgaste, nem sempre é preciso investir em reformas ou restaurações profissionais para melhorar a aparência da pedra.
Um tratamento específico, que pode ser feito com um produto bastante conhecido em casas brasileiras, pode ajudar a devolver o brilho e realçar a cor natural dessas superfícies. Trata-se de um tratamento hidro-oleofóbico revitalizante, que pode ser feito com o Petrolux, que, quando aplicado corretamente, costuma apresentar resultado já na primeira utilização.
Continua depois da publicidade
O processo é simples e pode ser feito em poucos minutos:
Leia também: azeite na limpeza? Veja como ele substitui produtos químicos com mais eficiência.
Continua depois da publicidade
Apesar de resistentes, granito e mármore são pedras naturais porosas. Isso faz com que absorvam gordura, água e resíduos químicos ao longo do tempo. Com o uso frequente, é comum que a superfície apresente aspecto opaco, manchas claras ou escuras, aparência ressecada e perda da cor original.
O problema tende a se intensificar quando são usados produtos abrasivos, desengordurantes muito fortes ou soluções com cloro, que aceleram o desgaste da pedra.
De modo geral, o Petrolux em específico pode ser utilizado em granito e mármore. Ainda assim, é importante escolher a versão adequada e sempre fazer um teste prévio em uma área discreta, principalmente em pedras muito claras, antigas ou mais sensíveis.
Continua depois da publicidade
Saiba mais: 4 tarefas de limpeza para fazer agora e começar o ano com a casa em ordem.
Para manter o efeito por mais tempo, evite aplicar o produto em excesso ou sobre superfícies quentes. O uso não deve ser diário. O ideal é reaplicar apenas quando o brilho começar a diminuir.
No dia a dia, a recomendação é optar por limpeza suave, com pano úmido e detergente neutro, evitando produtos com álcool, cloro ou partículas abrasivas. Dessa forma, a bancada preserva a aparência renovada por muito mais tempo.
Continua depois da publicidade