Segundo Baba Vanga, a Europa 'sumiria' do mapa na forma como é hoje em 2043 / Imagem ilustrativa/IA
Continua depois da publicidade
As previsões atribuídas à mística búlgara Baba Vanga, falecida em 1996, continuam a repercutir anualmente na internet. Conhecida mundialmente por acertar grandes eventos históricos e tragédias globais do século 20, uma de suas visões mais específicas — e controversas — aponta para uma mudança radical no mapa-múndi no ano de 2043.
Segundo listas de profecias que circulam em fóruns e tabloides internacionais, como o britânico The Mirror e portais de notícias do leste europeu, Vanga teria previsto que, daqui a menos de duas décadas, a Europa "deixará de existir" da forma como a conhecemos hoje.
Continua depois da publicidade
Diferente de filmes-catástrofe onde terras afundam no oceano, a profecia para 2043 refere-se a uma transformação geopolítica e demográfica total. O relato sugere que, neste ano, o continente europeu completaria uma transição de poder, tornando-se predominantemente muçulmano ou um "califado", com Roma sendo o epicentro dessa nova administração.
Essa previsão costuma ser associada a uma linha do tempo sombria atribuída à vidente, que dizia que a região enfrentaria um "esvaziamento populacional" nos anos anteriores (entre 2025 e 2030) devido a conflitos e crises. Assim, 2043 marcaria a consolidação dessa nova era, onde a economia mundial estaria prosperando, mas a "Velha Europa" seria apenas uma memória histórica.
Continua depois da publicidade
É fundamental ressaltar a cautela necessária: Baba Vanga não deixou livros ou diários escritos. A grande maioria dessas datas específicas surge em listas virais na internet e são reinterpretadas conforme o cenário político atual. Ainda assim, a precisão da data continua alimentando teorias da conspiração sobre o futuro do Ocidente.