Descubra como dominar suas emoções e alcançar seus objetivos / Foto: Reprodução/Imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
Muitos de nós admiramos aqueles que parecem ter um domínio completo sobre si mesmos – o amigo da academia, o influenciador impecável, o colega sempre calmo. A sociedade tende a ver essas pessoas como confiáveis e até moralmente superiores.
Contudo, essa admiração esconde um mal-entendido comum: a confusão entre força de vontade e autocontrole.
Continua depois da publicidade
Ao contrário do que se pensa, o autocontrole não é apenas sobre "se esforçar mais", segundo Kentaro Fujita, professor de psicologia na Universidade Estadual de Ohio. Ele é, na verdade, um conjunto de habilidades que podem ser aprendidas e aperfeiçoadas.
Dominar essa capacidade pode abrir portas para uma vida mais próspera e com maior sucesso em diversas áreas.
Continua depois da publicidade
Se você também deseja trilhar esse caminho, prepare-se para descobrir estratégias práticas e mudanças de mentalidade que podem transformar sua relação com seus impulsos e objetivos. Afinal, controlar-se é mais fácil do que parece ao ter as ferramentas certas.
Conheça também sete frases que pessoas com baixa escolaridade usam, segundo a psicologia.
Tradicionalmente, psicólogos definem autocontrole como a capacidade de esperar por recompensas maiores e futuras. No entanto, também pode ser considerado uma forma de alterar pensamentos, sentimentos e comportamentos para atingir um objetivo específico.
Continua depois da publicidade
Quando temos autocontrole, podemos resistir a impulsos prejudiciais e perseverar quando sentimos vontade de desistir. Alguns psicólogos chegam a chamá-lo de a "maior força humana".
Pessoas com maior autocontrole têm maior probabilidade de relatar níveis mais altos de prosperidade e encontrar maior sucesso na vida, por exemplo, melhor desempenho acadêmico, maiores rendimentos, melhor saúde física e melhores relacionamentos.
Desenvolver o seu autocontrole começa com o autoempoderamento, disse Ethan Kross, diretor do Laboratório de Emoção e Autocontrole da Universidade de Michigan, ao New York Times. Pesquisas mostram que acreditar que você é capaz de se controlar pode ajudá-lo a ter sucesso.
Continua depois da publicidade
Afinal, como questiona o Dr. Kross: "se você acha que não consegue se controlar, por que se esforçaria para isso?". Para fortalecer essa crença, foque nas vezes em que você conseguiu realizar um objetivo relacionado àquele em que está concentrado agora.
Por exemplo, se você manteve a calma no trânsito na semana passada, é provável que consiga fazê-lo agora. Você também pode se inspirar em familiares ou amigos que alcançaram sucesso e pedir dicas a eles.
Descubra também 11 frases que as pessoas infelizes repetem, segundo a ciência.
Continua depois da publicidade
Existem diversas estratégias para melhorar o autocontrole, e pesquisas sugerem que experimentar várias delas é mais eficaz do que escolher apenas uma. Considere estas opções para impulsionar seu autocontrole:
O autocontrole é muito mais fácil quando você reformula seus pensamentos para fazer com que suas emoções pareçam menos extremas ou para reduzir a atração de uma tentação. Quando as pessoas têm dificuldade em controlar suas emoções, o humor costuma ser exacerbado por pensamentos negativos. Tente reformular esse pensamento de uma forma mais neutra para recuperar o equilíbrio.
Por exemplo, em vez de "Não acredito que cometi um erro tão estúpido!", pense: "Sou humano e, como muitos outros, cometi um erro — assumo a responsabilidade".
Continua depois da publicidade
Da mesma forma, você pode reformular as tentações. "Dormir até tarde é menos atraente se isso significar ficar desempregado ou ser visto pelos outros como irresponsável", disse o Dr. Fujita, ao New York Times.
Ter um objetivo claro em mente também pode ajudá-lo a criar uma estrutura para o autocontrole. Uma técnica comprovada é o método WOOP (sigla em inglês para desejo, resultado, obstáculo, plano).
Primeiro, nomeie um desejo que você acha que pode alcançar, como ir à academia com mais frequência para fortalecer os músculos das costas.
Continua depois da publicidade
Em seguida, imagine o melhor resultado possível após atingir esse objetivo, como ter menos dores nas costas e sentir-se mais em forma. Depois, pense no que pode atrapalhar, como a academia ficar a 40 minutos de distância. Por fim, faça um plano para superar esse obstáculo, como procurar uma academia ou aula de Pilates mais perto de casa.
Lembre-se: alcançar um autocontrole melhor não é uma busca do tipo "tudo ou nada". Mesmo que você cometa deslizes por vezes ou se permita um dia de folga, ainda poderá progredir em direção ao seu objetivo.
O segredo é continuar. O Dr. Fujita afirma que "a moderação pode, na verdade, ser a abordagem mais sustentável e realista". E ele deixa uma reflexão importante: "Você sabe que vai fracassar. A questão é: como você vai reagir?".
Continua depois da publicidade
Portanto, celebre cada pequena vitória e use os tropeços como aprendizado para continuar evoluindo no seu caminho para o autocontrole.