Sol, natureza e gastronomia saudável colocam cinco cidades no topo da lista da felicidade / drobotdean/Freepik
Continua depois da publicidade
Uma nova pesquisa da Universidade de Harvard analisou 47 cidades ao redor do mundo com o objetivo de identificar aquelas em que os turistas se sentem mais felizes. Segundo o estudo, conduzido pela psicóloga Natalie Dattilo Ryan, Lisboa, em Portugal, lidera o ranking com o maior “Holiday Happiness Index” (Índice de Felicidade nas Férias).
O estudo foi solicitado pela plataforma de viagens BookRetreats.com e publicado em 8 de setembro.
Continua depois da publicidade
O índice criado para a pesquisa tem como base cinco fatores que influenciam a produção dos hormônios da felicidade: serotonina, dopamina, endorfinas e ocitocina. Cada fator recebeu notas de 0 a 20 e, somados, totalizavam 100 pontos.
Com base nesses fatores, o levantamento revelou os cinco destinos considerados os mais felizes para viajantes em 2025. Confira a seguir o ranking e os destaques de cada cidade.
Continua depois da publicidade
O principal destaque da capital portuguesa foi a gastronomia, além de índices elevados nos demais quesitos de bem-estar.
Com o segundo maior percentual da lista global, quase 100% dos restaurantes locais são classificados como saudáveis, muitos deles acessíveis, o que posicionou Lisboa à frente de cidades como Paris, Tóquio e Nova York.
Outro ponto que a colocou no topo foi a facilidade de locomoção a pé, com paisagens que recompensam o visitante a cada trajeto. A cidade ainda oferece 2.828 horas de sol por ano.
Continua depois da publicidade
Embora não possua a maior área verde do ranking, dispõe de 49 m² por pessoa, quatro vezes mais que Madri, por exemplo. Além disso, Lisboa está próxima de outros destinos de natureza, como a Costa da Caparica e Cascais, a apenas uma hora de trem, o que enriquece ainda mais a experiência dos turistas.
Veja um roteiro de viagem de 3 a 5 dias para Lisboa, criado pelo canal 'Vamos Fugir Blog':
Falando de viagem conheça a cidade no interior de SP que faz do Brasil um destino internacional na primavera.
Continua depois da publicidade
Não por acaso, o país considerado o mais feliz do mundo pelo Relatório Mundial da Felicidade da ONU também aparece entre os melhores destinos turísticos.
Um dos maiores atrativos de Helsinque é a natureza: a cidade conta com 126 m² de parques e áreas verdes por pessoa, duas vezes e meia mais que Lisboa.
A qualidade do sono é outro destaque, já que moradores e visitantes desfrutam de noites tranquilas, com baixos índices de ruído e poluição luminosa, os melhores do ranking.
Continua depois da publicidade
A capital finlandesa também recebeu 19 de 20 pontos em navegabilidade a pé. Um exemplo é a caminhada simples do centro até a Igreja Temppeliaukio ou ao Mercado Kauppatori. Com ruas seguras, transporte eficiente e uma cultura baseada na confiança, Helsinque oferece condições ideais para o turista relaxar.
Conhecida mundialmente pelos parques da Disney, autointitulados “o lugar mais feliz do mundo”, a cidade não poderia ficar de fora. Além da Disney, atrações como Universal e Sea World também reforçam sua posição.
Orlando é uma das cidades mais verdes dos Estados Unidos, com 258 m² de áreas verdes por pessoa, o maior índice do ranking.
Continua depois da publicidade
O destino reúne 148 parques, jardins e áreas de recreação, além de lagos propícios para passeios de caiaque. Também oferece trilhas, reservas tropicais preservadas e jardins botânicos, tudo isso sob 2.930 horas de sol anuais.
Apesar de contar com poucas opções de gastronomia saudável e baixa qualidade de sono, a atmosfera acolhedora e receptiva da cidade anima os visitantes.
A capital grega oferece uma combinação única de história, cultura e mar, reforçada pelas 2.772 horas anuais de sol, que ajudam a aumentar a produção de serotonina dos visitantes.
Continua depois da publicidade
Atenas é a cidade mais navegável a pé entre todas as do ranking. Em uma caminhada de meia hora, é possível visitar a Acrópole, o Templo de Zeus Olímpico, o Estádio Panatenaico e o Jardim Nacional de Atenas.
A gastronomia também é destaque: quase 10% dos restaurantes oferecem pratos saudáveis, o índice mais alto da lista, refletindo uma cultura alimentar vibrante. Para além das praças e cafés, vale explorar a Riviera Ateniense, com praias de areia clara e águas azul-turquesa.
Única representante do Reino Unido no top 10, a capital escocesa se destaca em áreas verdes, qualidade do sono, navegabilidade a pé e gastronomia saudável, o que a torna uma ótima escolha para os turistas.
Continua depois da publicidade
A cidade conta com 144 parques e 78 m² de área verde por pessoa, o dobro de Londres, incluindo o renomado Royal Botanic Garden. Uma caminhada tranquila de pouco mais de uma hora leva o visitante do Castelo de Edimburgo ao Museu Nacional da Escócia, passando por diversas paisagens icônicas.
Cerca de 7% dos restaurantes oferecem pratos nutritivos, seja com ingredientes locais ou preparações criativas à base de vegetais. Embora conte com apenas 1.428 horas de sol por ano, o verão escocês é iluminado e marcado por festivais ao ar livre.
6º Madri, Espanha
7º Viena, Áustria
8º Budapeste, Hungria
9º Oslo, Noruega
10º Vilnius, Lituânia
11º Copenhague, Dinamarca
12º Roma, Itália
13º Zurique, Suíça
14º Zagreb, Croácia
15º Doha, Catar
16º Estocolmo, Suécia
17º Amsterdã, Países Baixos
18º Sydney, Austrália
19º Munique, Alemanha
20º Chicago, Estados Unidos