A ideia de criar a Vila ConViver surgiu entre 46 amigos / Divulgação
Continua depois da publicidade
Um grupo de professores aposentados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu realizar um sonho em comum: construir uma vila onde pudessem viver juntos durante a velhice.
A iniciativa resultou na criação da Vila ConViver, a primeira “cohousing senior” (coabitação sênior) do Brasil, um projeto pioneiro que promete oferecer uma nova perspectiva de vida para a terceira idade.
Continua depois da publicidade
A ideia de criar a Vila ConViver surgiu entre 46 amigos, que desde o início contaram com o apoio da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp).
O objetivo principal é formar uma comunidade residencial intencional, destinada a pessoas com 50 anos ou mais, que desejam envelhecer em companhia, mas sem abrir mão da sua individualidade. Conheça a cidade do interior de SP que é o melhor lugar para aposentados morarem.
Continua depois da publicidade
A associação responsável pelo projeto conseguiu o mais importante: o terreno. A compra foi finalizada em 2019, e a área de 24 mil metros quadrados está localizada no Jardim Alto da Cidade Universitária, em Campinas, a cerca de sete quilômetros da Unicamp.
O local promete ser um espaço ideal para o desenvolvimento do projeto, cercado por uma infraestrutura que oferece conforto e conveniência.
O projeto arquitetônico da Vila ConViver contempla a construção de 34 residências de dois ou três dormitórios, todas adaptadas para atender às necessidades dos idosos.
Continua depois da publicidade
Além das casas, o projeto inclui espaços comuns que promoverão a convivência, o lazer e o bem-estar dos moradores, como áreas de convivência, jardins e espaços para atividades coletivas.
A Vila ConViver também é aberta a novos interessados que compartilhem do desejo de viver em comunidade durante a terceira idade.
A proposta é proporcionar um ambiente onde a vida em conjunto seja enriquecedora, sem que os moradores percam a sua autonomia e privacidade.
Continua depois da publicidade