San Juan, na Argentina, onde está o maior depósito de cobre, prata e ouro do mundo / Reprodução/Vicuña Corp
Continua depois da publicidade
As gigantes mineradoras BHP e Lundin Mining, que compõem o consórcio Vicuña, anunciaram a sua maior descoberta nos últimos 30 anos: o maior depósito de cobre, ouro e prata do mundo, localizado em San Juan, na Argentina.
O país enxerga a mineração como grande trampolim para as suas exportações, e essa descoberta faz com que a economia local espere por grandes transferências de dinheiro com a exploração de metais.
Continua depois da publicidade
Em 2024 o Chile, país que divida a Cordilheira dos Andes com a Argentina, exportou cerca de 50 milhões de dólares em cobre (cerca de 44 milhões de euros). O valor equivale a todo o setor agroindustrial da Argentina, segundo o popular jornal "Clarín".
Na próxima década a Argentina deve entrar no ranking dos 10 maiores produtores de cobre do mundo, mas o pico de extração do mineral já deve acontecer em 2028.
Continua depois da publicidade
As estimativas para a exploração conjunta em San Juan, dentro dos projetos Filo del Sol e Josemaría, apontam para 13 milhões de toneladas de cobre, 32 *milhões de onças de ouro e 659 *milhões de onças de prata, afirma novamente o Clarín, sinalizando que há muitos mais milhões apontados como ainda prováveis.
*Onças de prata ou onças de ouro referem-se a unidade de peso para metais preciosos