Será que o seu smartphone está competindo pela atenção do seu parceiro? / Freepik
Continua depois da publicidade
Seu smartphone, tão útil, pode ser também uma barreira invisível entre você e seu amor. Um comportamento moderno, chamado 'phubbing', tem sido apontado como um fator de risco para a felicidade conjugal.
'Phubbing', ou "desprezo por telefone", acontece quando alguém se distrai com o celular durante uma conversa, ignorando a pessoa próxima. Pesquisadores da Universidade Niğde Ömer Halisdemir, na Turquia, estudaram a questão.
Continua depois da publicidade
Eles descobriram que casais que se envolvem em 'phubbing' regularmente têm menor satisfação no casamento.
Conheça também o relacionamento 'throning', que está cada vez mais comum na geração Z.
Continua depois da publicidade
De um lado, a conectividade traz a sensação de menos solidão para alguns, de outro, a aparente dificuldade de se conectar diretamente com outros resulta em maior isolamento para muitos. As pessoas se tornaram extremamente apegadas a esses dispositivos.
Para investigar o impacto do 'phubbing', psicólogos desenvolveram pesquisas que relacionavam o uso do celular com a proximidade conjugal. Eles enviaram centenas de questionários a casais na Turquia.
Das 712 respostas recebidas, quase metade era de homens e metade de mulheres, com média de idade de 37 anos. Os resultados mostraram um padrão preocupante para as relações. O padrão encontrado é claro: quanto mais 'phubbing' em casa, menor a satisfação conjugal relatada.
Continua depois da publicidade
Ignorar o outro nunca é bem-vindo, e no casamento, essa atitude pode ser particularmente prejudicial. Ainda que o estudo não explore se a insatisfação inicial pode levar ao 'phubbing', a solução para este problema é bem prática.
É possível reverter o quadro e fortalecer o laço afetivo de uma forma simples e eficaz o 'phubbing' pode ser resolvido.
Basta tentar desligar o celular com mais frequência. Priorize a interação presencial, dedicando tempo e atenção plena ao seu parceiro para construir uma relação mais forte.
Continua depois da publicidade