Diário Mais

Alzheimer: erva 'sagrada' ajuda a dormir e previne a deterioração neurológica

Seu uso de forma responsável é capaz de complementar tratamentos médicos e melhorar a qualidade de vida

Bruna Lima

Publicado em 09/05/2025 às 09:00

Atualizado em 09/05/2025 às 09:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A erva medicinal pode ajudar a dormir, reduzir o estresse e até em sintomas de Alzheimer / Reprodução/Unsplash

Continua depois da publicidade

Uma planta que tem despertado grande interesse na comunidade cientifica e entusiastas da fitoterapia é a Sálvia. A erva medicinal é usada desde a antiguidade, e estudos recentes informam que seus benefícios podem ajudar a dormir, reduzir o estresse e até em sintomas de Alzheimer. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Solução natural

Soluções naturais são cada vez mais procuradas por aqueles que sofrem com ansiedade, insônia. A sálvia chama atenção por seus benefícios que auxiliam no desempenho metal. Do latim, ‘salvare’, que significa “curar” ou salvar, que representa bem seus efeitos. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Erva poderosa e muito conhecida combate o envelhecimento e o estresse

• Remédio para retardar Alzheimer tem 75% de eficácia e deve chegar ao Brasil

• Esta erva muito popular pode melhorar a sua memória em até 75%, diz estudo

Tradicionalmente, seu consumo é por meio de infusões ou óleos essenciais, porém, hoje também comercializada em capsulas, cremes e enxaguantes bucais. 

A sálvia possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, isto porque é rica em compostos como o cineol, ácido rosmarínico e flavonoides. 

Continua depois da publicidade

Por conta disto, a planta tem efeitos ansiolíticos leves e induz um estado de relaxamento que facilita o sono. Seu uso de forma responsável é capaz de complementar tratamentos médicos e melhorar a qualidade de vida. 

Efeito analgésico e calmante

Pode ser usada também para aliviar dores menstruais, musculares, articulares e de garganta por conta de seu efeito sedativo, atuando como um potente analgésico natural.
Com um poder calmante, o chá de sálvia também é recomendada antes de dormir. As infusões podem conciliar o sono de forma natural, sendo um aliado para aqueles que passam por distúrbios leves do sono ou estresse acumulado.

Especialistas afirmam que a planta atua sobre o sistema nervoso central e ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. É recomendado tomar a sálvia no formato de chá uma hora antes de dormir. Já óleo de sálvia, quando inalado, pode reduzir a tensão muscular e melhorar o humor, reduzindo o estresse.

Continua depois da publicidade

O Diário já indicou outra erva com a capacidade de combater o estresse. Saiba mais. 

Como ajuda a prevenir o Alzheimer

Outro beneficio da sálvia é seu potencial em melhorar a memória e proteger o cérebro contra o declínio cognitivo, melhorando a memória de curto prazo e a concentração. Isto porque a planta inibe a enzima acetiolcolinesterase, que degrada a acetilcolina, um neurotransmissor chave nos processos de aprendizagem, conforme especialistas. 

Um estudo publicado no Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics observou melhorias cognitivas significativas em pacientes com Alzheimer leve após o consumo de extratos de sálvia durante quatro meses. Estudiosos afirmam que a planta não cura o Alzheimer, mas ajuda a retardar seu surgimento ou melhorar a qualidade de vida nas fases iniciais. 

Continua depois da publicidade

Formas de incluir a sálvia na dieta:

  • Infusão: 1 colher de chá de folhas secas por xícara, até 2 vezes ao dia.
  • Óleo essencial: em aromaterapia ou diluído para massagens.
  • Bochecho bucal: uma infusão concentrada para gargarejos.

Não se recomenda o uso prolongado ou em grandes quantidades, especialmente durante a gravidez, pois a planta contém tujona — um composto neurotóxico em doses elevadas.

Veja aqui mais uma planta que auxilia a melhorar a memória. Veja detalhes.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software