Dicas práticas de alimentação podem transformar a saúde, priorizando uma dieta rica em vitaminas, minerais e fibras para essa fase da vida / Freepik
Continua depois da publicidade
Com o envelhecimento da população brasileira, a preocupação com a saúde na terceira idade cresce. Dados do IBGE revelam que idosos com mais de 60 anos já somam 15,6% da população, número que deve atingir 37,8% até 2070.
Nesse cenário, segundo o portal Terra, uma alimentação equilibrada desponta como pilar fundamental para a qualidade de vida. Apesar da crescente longevidade, idosos têm maior probabilidade de desenvolver carências nutricionais, aponta Gabriela Takeda, docente de nutrição do Senac São Paulo.
Continua depois da publicidade
Ela esclarece que a absorção de nutrientes pode diminuir devido a alterações no sistema digestório, como a redução da acidez estomacal e da produção de enzimas digestivas.
Perda de apetite ou dificuldades de mastigação também contribuem para dietas pobres em nutrientes cruciais, como cálcio e vitamina D. No entanto, dicas práticas de alimentação podem transformar a saúde, priorizando uma dieta rica em vitaminas, minerais e fibras para essa fase da vida.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao canal Pergunte ao Doutor, a médica geriatra Dra. Claudia Heluany falou sobre o envelhececimento bem-sucedido.
Alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, nozes, castanhas e vegetais de folhas verdes, auxiliam a combater rugas e o envelhecimento precoce da pele.
O ômega 3, encontrado em salmão, sardinha, sementes de chia e farinha de linhaça, contribui significativamente para a hidratação e elasticidade cutânea.
Continua depois da publicidade
Ainda, proteínas magras como ovos, feijões e laticínios são indispensáveis para a renovação celular e a firmeza da pele, mantendo-a revitalizada.
Para fortalecer a imunidade, consuma frutas como laranja, kiwi, morango e acerola, que são fontes poderosas de vitamina C. Probióticos, presentes no iogurte natural e kefir, promovem a saúde intestinal, fortalecendo as defesas do corpo de forma eficaz.
A vitamina D é vital para a imunidade; garanta sua ingestão através da exposição solar adequada e do consumo de ovos, peixes e leite.
Continua depois da publicidade
Você bebe água o suficiente? Saiba o impacto da hidratação no fígado e na saúde geral.
Para controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, inclua fibras em sua dieta com aveia, frutas, legumes, feijões e grãos integrais. Gorduras boas, presentes em alimentos como abacate, azeite de oliva e peixes, são essenciais para melhorar a saúde do coração.
Essas opções dietéticas ajudam a reduzir o risco de complicações cardiovasculares, proporcionando maior bem-estar e qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
Perigo no prato: conheça alimentos comuns dos brasileiros aumentam risco de câncer e diabetes.
Frutas oleaginosas, cereais integrais, legumes e peixes estimulam o bom funcionamento cerebral, sendo ricos em ômega 3 e vitaminas essenciais. Esses alimentos auxiliam na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, impactando positivamente o declínio cognitivo.
A hidratação é um fator crucial para a saúde mental. Beba de 6 a 8 copos de água por dia, sempre entre as refeições, para otimizar a função cerebral.
Continua depois da publicidade