Parece prático, mas pode danificar seu aparelho e trazer riscos / Foto: Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Um vídeo que mostrava uma mulher preparando pipoca na air fryer viralizou na internet, prometendo mais uma forma prática de usar o aparelho que conquistou as cozinhas. No vídeo, ela despejava grãos de milho no cesto, adicionava manteiga e sal e, após alguns minutos de espera, a pipoca saía pretinha, como aquelas de cinema.
@jen.l.kitchen Continua depois da publicidade
original sound - S•phiaLeia Também
• Pipoca de cinema em casa: Truque simples revela segredo do sabor perfeito
• Capital nacional do milho: charmosa cidade do interior tem grande festa tradicional
• Trocar pão por tapioca ajuda a emagrecer? Nutricionista explica
Contudo, por mais tentador e prático que pareça, nem todas as receitas devem ser feitas usando a air fryer, e especialistas fazem um alerta: fazer pipoca neste eletrodoméstico não é recomendado.
O grande problema está na forma como a air fryer funciona, e os riscos que essa combinação inusitada pode trazer para a vida útil do seu aparelho e até mesmo para a sua segurança.
Continua depois da publicidade
Apesar de parecer inofensivo, essa prática pode danificar a resistência elétrica do eletrodoméstico, obstruir a saída de ar e, em casos mais graves, levar a superaquecimento, curto-circuito ou até mesmo um princípio de incêndio.
Conheça também um truque simples que revela segredo do sabor perfeito da pipoca.
A air fryer opera com um fluxo de ar quente circulando em alta velocidade para cozinhar os alimentos. No caso da pipoca, os grãos de milho são extremamente leves. Essa leveza faz com que eles possam facilmente voar dentro do cesto e atingir componentes elétricos cruciais do aparelho.
Continua depois da publicidade
Quando os grãos leves alcançam a resistência elétrica – que é a parte responsável por aquecer a air fryer – ela pode ser danificada. Além disso, a saída de ar, essencial para o funcionamento adequado do aparelho, pode ser obstruída.
Tais problemas não apenas comprometem seriamente a vida útil da sua air fryer, mas também elevam o risco de ocorrer um curto-circuito ou até mesmo um princípio de incêndio. Portanto, para evitar esses perigos, recorrer aos métodos tradicionais é mais seguro.
Dê preferência pela boa e velha panela ao fogão, ou se preferir, utilize a pipoqueira elétrica.
Continua depois da publicidade
Para utilizar sua air fryer com segurança e garantir a longevidade do seu aparelho, especialistas recomendam evitar certos tipos de alimentos e preparos. Basicamente, a air fryer não foi projetada para lidar com alimentos muito leves, receitas líquidas ou aquelas que exigem cozimento em água.
Essas categorias de alimentos são as principais causas de problemas, pois seu cozimento não é compatível com o modo de funcionamento do aparelho. Assim como o milho da pipoca, outras verduras e grãos leves podem voar pelo cesto e impactar a resistência elétrica.
Da mesma forma, a air fryer não é o equipamento certo para aquecer líquidos. Por isso, não é aconselhável tentar cozinhar arroz, macarrão cru, sopas ou molhos neste tipo de aparelho. Ao seguir essas dicas simples, você protege seu eletrodoméstico e garante o uso seguro.
Continua depois da publicidade