Diário Mais
Mas com os avanços da tecnologia e os novos equipamentos eletrônicos mais modernos, será que essa orientação ainda é válida? O Diário do Litoral foi atrás da resposta
Raios podem provocar danos irreversíveis a diversos aparelhos eletrônicos / Freepik/wirestock
Continua depois da publicidade
Desde sempre, em meio a trovões e relâmpagos, ouvimos os conselhos: fique longe de áreas abertas, não entre na água, evite árvores e, claro, desligue todos os aparelhos da tomada.
Mas com os avanços da tecnologia e os novos equipamentos eletrônicos mais modernos, será que essa orientação ainda é válida? O Diário do Litoral foi atrás da resposta.
Continua depois da publicidade
Mesmo parecendo uma regra antiga, especialistas afirmam que desligar os aparelhos elétricos durante tempestades continua sendo uma das formas mais eficazes de proteger seus dispositivos.
Isso porque os raios, ao atingirem a rede elétrica, podem causar picos de energia, conhecidos como surtos elétricos, que danificam ou até inutilizam aparelhos ligados à tomada.
Continua depois da publicidade
Raios podem provocar danos irreversíveis a diversos aparelhos eletrônicos, e ignorar esse risco pode resultar em prejuízos financeiros e a perda de equipamentos importantes no dia a dia. Segundo especialistas, três aparelhos precisam ser tirados da tomada.
Segundo a Associação de Tecnologias Elétricas, Eletrônicas e de Informação (VDE), “surtos causados por raios podem penetrar na casa através de linhas elétricas, telefônicas, de TV a cabo, entre outras, e danificar ou destruir dispositivos elétricos”. Ou seja, mesmo com o aparelho desligado, se ele estiver conectado, ainda corre risco.
Muitas pessoas acreditam que o para-raios protege os aparelhos, mas isso não é verdade. Além disso, muitas casas sequer contam com esse tipo de estrutura.
Continua depois da publicidade
A instalação de para-raios em residências comuns não é obrigatória, diferentemente de prédios públicos com mais de 20 metros de altura, que, nesses casos, devem seguir normas específicas de proteção.
Uma alternativa mais robusta seria instalar um sistema central de proteção contra surtos, que bloqueia os picos de energia antes que eles atinjam os aparelhos da casa.
No entanto, esse tipo de instalação deve ser feito por um profissional qualificado e pode ter um custo elevado, o que nem sempre é viável para todas as famílias.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, a recomendação mais simples, barata e ainda extremamente eficaz continua sendo tirar os eletrônicos da tomada durante uma tempestade.