Um exemplo recente são os painéis de LED que simulam olhos animados e são instalados no para-brisa dos veículos. / Freepik
Continua depois da publicidade
Andar de carro é algo comum no dia a dia, mas muitos motoristas gostam de ir além do básico. Pensando nisso, é comum que alguns decidam decorar ou até modificar seus veículos, tornando a experiência de dirigir, seja para casa, para o trabalho ou para um passeio, mais divertida e personalizada.
No entanto, é importante ter cuidado, pois nem todos os acessórios são permitidos por lei.
Continua depois da publicidade
Um exemplo recente são os painéis de LED que simulam olhos animados e são instalados no para-brisa dos veículos. Essa tendência, conhecida como “Devil’s Eye” (ou “Olhos de Diabo”), viralizou nas redes sociais, conquistando internautas ao redor do mundo, e já começou a aparecer também no Brasil.
Seus pneus sumindo? Os vilões do desgaste e como dobrar a vida útil
Continua depois da publicidade
Os dispositivos são vendidos facilmente em lojas online, com preços a partir de R$ 60. A instalação é simples, e os vídeos mostrando carros e caminhões com os olhos animados viralizaram. Muitos internautas comentam de forma bem-humorada:
“Eu quero muitoo!! Meu carro tá chorando por um desse”, disse uma usuária.
“Nem tenho carro, mas eu super compraria”, escreveu outro.
Apesar de chamativos, esses acessórios podem trazer problemas legais para quem decide usá-los em território brasileiro.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Resolução nº 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é proibido utilizar qualquer tipo de inscrição, adesivo, símbolo ou acessório nas áreas envidraçadas do veículo que sejam essenciais à dirigibilidade, ou seja, que atrapalhem a visão do motorista ou a identificação do veículo.
Gigante do setor automotivo surpreende e anuncia pneu desenvolvido com IA
Com base nessa norma, o uso dos painéis de LED que simulam olhos animados pode ser considerado infração média, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse caso, o condutor está sujeito a:
Continua depois da publicidade
Segundo a CNN Brasil, a fiscalização sobre o uso desses equipamentos pode variar dependendo da cidade ou região.
No entanto, a recomendação de especialistas e autoridades de trânsito é evitar esse tipo de modificação, já que, além de ser proibido, pode comprometer a segurança no trânsito, atrapalhando a visibilidade e aumentando o risco de acidentes.