Enrique Rojas Montes, 77, possui décadas de experiência na área / Freepik
Continua depois da publicidade
Muitas pessoas buscam incansavelmente pela alegria plena sem entender como a mente humana realmente funciona. O psiquiatra Enrique Rojas defende que o equilíbrio emocional depende de fatores biológicos e comportamentais específicos.
Veja também: Conheça a 'planta da felicidade' e aprenda como cultivá-la em casa.
Continua depois da publicidade
Existem dois tipos fundamentais de satisfação que vivenciamos em nossa jornada diariamente. A felicidade momentânea surge de prazeres breves e passageiros, como viagens, festas ou encontros sociais.
Contudo, esse sentimento fugaz não consegue sustentar uma vida equilibrada de forma isolada. Rojas explica que precisamos de algo muito mais profundo para nos sentirmos realmente realizados e plenos.
Continua depois da publicidade
A felicidade estrutural exige um projeto de vida focado prioritariamente em amor e trabalho. Além disso, ter propósito nas tarefas simples gera mais gratidão do que grandes carreiras de sucesso.
Consequentemente, cultivar amizades verdadeiras e cultura fortalece todo esse alicerce emocional necessário. O amor exige esforço contínuo e dedicação ativa nas relações afetivas, familiares e também profissionais.
Continua depois da publicidade
Veja também: Conheça a fruta que aumenta o hormônio da felicidade e evita a depressão.
Aprender a esquecer é vital para proteger o funcionamento do córtex pré-frontal e do hipotálamo. Quando focamos em traumas, o cérebro entra em ciclos de sofrimento emocional constante e doloroso.
Portanto, o esquecimento atua como uma ferramenta de higiene mental extremamente necessária hoje. Essa prática permite que experiências negativas não dominem nossa percepção atual da realidade e do futuro.
Continua depois da publicidade