O termo 'banho-maria' teve origem há mais de 2 mil anos / Imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
Todo mundo já comeu algo que foi preparado após ficar um tempo em "banho-maria". Seja doce ou salgado, o que a maioria das pessoas não imagina é que esse nome teve origem na Antiguidade.
A técnica de cozinhar ou aquecer algo dentro de um recipiente colocando-o em outro maior com água quente não nasceu agora, nos tempos modernos. Ela foi criada por Maria, a Judia (também conhecida como Maria, A Profetisa), considerada uma das primeiras mulheres cientistas do mundo.
Continua depois da publicidade
Possivelmente Maria viveu entre os séculos I e III em Alexandria, no Egito, e é citada em diversas pesquisas históricas como uma grande inventora de instrumentos de laboratório, sendo um deles o “balneum Mariae” (em latim, o banho de Maria), que consistia em aquecer substância de maneira lenta e uniforme, evitando que elas queimassem ou evaporassem rapidamente.
Depois de um tempo, a técnica saiu de dentro dos laboratórios de alquimia e passou a integrar farmácias e residências, sendo hoje indispensável para o preparo de milhares de receitas deliciosas.
Continua depois da publicidade
Agora você já sabe que o banho-maria nasceu há mais de dois mil anos graças a uma mulher que entrou para a história da ciência.