Ela é ‘a rua mais bonita do mundo’, e ninguém tira esse título dela. E não que ele venha de uma pesquisa realizada com centenas de pessoas ao redor do planeta, nada disso. Ela ganhou esse apelido e, hoje, ninguém discorda e nenhuma outra rua veio reivindicar. Sendo assim, é ela e pronto.
Estamos falando da Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, no sul do Brasil. Ela tem cerca de 500 metros de extensão, onde cerca de 100 árvores tipuanas formam um lindo e enorme túnel verde à sua volta, dando o charme e o glamour ao local.
Apelido
Foi o biólogo português Pedro Nuno Teixeira Santos que deu o apelido para a rua, mas até hoje ninguém discordou. Ao ver fotos do lugar, ele ficou encantando com a exuberância da natureza em meio ao centro urbano.
Construções neoclássicas ajudam a dar o tom diferenciado à Rua Gonçalo de Carvalho que, com a fama de “a mais bonita do mundo”, virou ponto turístico e parada obrigatória para fotos e vídeos.
Não se sabe, ao certo, quem plantou as árvores, mas cada uma, hoje, mede cerca de 15 metros e, juntas, formando esse grande túnel verde natural, chamam a atenção de pessoas de todo o mundo.
Patrimônio Ambiental
Em 5 de junho de 2006, Dia do Meio Ambiente, foi assinado um decreto municipal que tornou a rua um patrimônio ambiental de Porto Alegre, que agora cuida com mais amor e carinho de suas arquitetura, natureza, paisagem e imagem.
