A WGSN e a Coloro elegeram o Transformative Teal como a cor do ano de 2026 um tom entre o azul e o verde que simboliza transformação, equilíbrio e consciência ambiental / Freepik/Coloro
Continua depois da publicidade
Você já reparou que todo ano uma cor diferente se destaca? Tanto na moda quanto no design. A Worth Global Style Network (WGSN) em colaboração com a Coloro, um sistema lógico e digital de cores, revela qual será a paleta de tons em destaques, sendo um deles o principal.
Em 2026 essa cor é a Transformative Teal: uma mistura harmoniosa entre o azul profundo e o verde aquático, que transmite frescor, serenidade e mudança.
Continua depois da publicidade
Sabe outra tendência de 2026? Dê adeus as calças leggings, esse novo modelo de calça ultra confortável.
Esse não é um fenômeno novo para as empresas, por exemplo em 2023 a tonalidade escolhida foi a Digital Lavender, a Apricot Crush para 2024, e Future Dusk ficará em 2025. Essas tonalidades causam impacto nas passarelas, na beleza, nos interiores e nas embalagens.
Continua depois da publicidade
A “cor do ano” é uma tonalidade selecionada por especialistas em tendências de design, moda, branding e comportamento de consumo. Ela serve para representar o clima emocional, cultural e estético de um período que se aproxima — normalmente o ano seguinte ou anos próximos.
A cor não é escolhida apenas por “ser bonita”, mas porque transmite simbolicamente valores, estados de espírito e orientações que se espera que ganhem força no mercado e na sociedade. Ela serve como um elemento de inspiração para marcas, criadores e indústrias (moda, interiores, embalagens, digital) — guiando paletas de cores, aplicações visuais e narrativas estéticas.
Tendência de moda é o assunto, você tem ou tinha essa peça do guarda-roupa que ganhou vida novamente?
Continua depois da publicidade
A WGSN e a Coloro têm uma série de critérios para defini-la, primeiramente são analisados os dados de forecast (previsão de tendências) qualitativos e quantitativos da WGSN para identificar e fazer uma seleção da biblioteca de tonalidades da Coloro, que contém mais de 3.500 cores.
A seleção começa com a análise de diversos fatores como, sociedade, tecnologia, ambiente, política, indústria e criatividade, normalmente referida pela sigla STEPIC, para entender como o mundo está mudando e quais temas vão impactar o comportamento.
Para isso são observadas manifestações culturais, artísticas, tecnológicas, eventos globais, mudanças no consumidor, bem-estar, sustentabilidade etc. Esse conjunto de informações ajuda a identificar “idéias grandes” que merecem uma cor-símbolo.
Continua depois da publicidade
Falando no futuro da moda, você conhece as roupas que mudam de cor e se "curam sozinhas"?
Após isso, equipes de especialistas de várias regiões se reúnem para apresentar pesquisas e discutir potenciais tonalidades. Essas cores pré-selecionadas são debatidas quanto à versatilidade, aplicabilidade em múltiplas indústrias, apelo internacional e coerência com os temas identificados.
A partir daí, a WGSN e a Coloro começam a definir uma paleta inicial de aproximadamente 50 cores, pensadas para as próximas estações (como primavera/verão ou outono/inverno). Essas tonalidades representam o que deve dominar o design, a moda e outras áreas criativas.
Continua depois da publicidade
Em seguida, dessas cinquenta cores, são selecionadas cerca de cinco cores-chave, que são tons capazes de funcionar em diferentes contextos, produtos e culturas, mantendo um significado universal.
Entre essas cinco cores, uma delas se destaca por sintetizar de forma mais profunda o espírito do momento, traduzindo as principais tendências culturais e emocionais em uma só tonalidade. Essa é a escolhida como “Cor do Ano”.
Para definir a cor vencedora, os especialistas analisam uma série de critérios, esses são:
Continua depois da publicidade
Uma vez escolhida, a cor é anunciada com antecedência para que marcas e indústrias possam se preparar e incorporá-la em suas coleções, produtos ou identidades visuais. A cor do ano influencia campanhas, design de produtos, escolhas de materiais e até comunicações de marca — porque a cor une o significado visual ao valor simbólico.
As mudanças, às vezes, nos lembram o passado — acredite se quiser mas os eletrodomésticos comuns ficam de fora: a aposta para 2026 é em tons fortes e um visual retrô.
O Transformative Teal é uma cor que traz uma sensação de frescor, calma e restauração. Segundo a agência de tendências 2026 será um ano de redirecionamento, impulsionado pelo crescente desejo dos consumidores por atitudes mais responsáveis em relação ao meio ambiente.
Continua depois da publicidade
"Essa mudança influenciará não apenas o comportamento do consumidor, com um foco cada vez maior no futuro, mas também a produção, com as necessidades e os desejos futuros do consumidor refletidos nas escolhas de cores", afirma a agência.
O nome mais próximo do tom em português é "azul-petróleo", que pode ser descrito com uma fusão entre o azul profundo e o verde aquático. O azul é associado a calma, confiança, introspecção e racionalidade, já o verde simboliza vida, regeneração, natureza e empatia. Ou seja, a junção delas é a transmissão de calma, cura e esperança, mas também carrega a ideia de reconstrução consciente — uma transformação silenciosa e intencional.
Apesar de estarmos falando de 2026, você conhece o truque com lenço que transforma qualquer look — e que já é tendência em 2025?
Continua depois da publicidade
Segundo a WGSN, o tom reflete uma mentalidade voltada para a Terra, centrada na regeneração e no cuidado com o planeta. Em um momento em que a sociedade busca desacelerar, curar e se reconectar, o Transformative Teal se destaca como um símbolo de propósito e resiliência. Ele expressa um novo modelo de progresso — menos guiado pelo consumo e mais orientado pela responsabilidade, empatia e harmonia entre pessoas e natureza.
Além de seu valor simbólico, a cor possui grande versatilidade estética. Sua mistura equilibrada entre azul e verde permite combinações com tons neutros, metálicos e terrosos, adaptando-se facilmente a diferentes contextos — desde espaços de bem-estar e interiores até coleções de moda e identidades de marca.
A cor do ano pode ajudar a sair do preto, você sabe o que significa usar preto todos os dias? É tristeza ou depressão? Veja o que diz a psicologia.
Empresas que desejam comunicar inovação com consciência e sensibilidade ambiental encontram nesse tom uma linguagem visual de confiança e equilíbrio.
O Transformative Teal também dá continuidade ao movimento coletivo por introspecção e recomeço, mas vai além: propõe uma transformação mais profunda, convidando a repensar a forma como vivemos, criamos e nos relacionamos com o mundo.
O canal 'Awesome Sauce Creative', fez um vídeo mostrando como usar a cor:
Além do Transformative Teal, há outras 8 cores-chave, dividas em primavera/verão e outono/inverno, que misturam tons vibrantes, naturais terrosos e tonalidades calmantes, confira quais são elas na galeria:
Será que uma das suas cores favoritas é a mesma das pessoas inteligentes? Descubra o que os especialistas revelam.
Agora que você já sabe tudo sobre a cor do ano e as paletas que vão dominar as próximas estações, pode se preparar para mergulhar nas tendências de 2026, que prometem unir tecnologia e natureza, emoção e razão.