Enquanto grande parte do Brasil já entra na noite, moradores de Rio Branco, capital do Acre, ainda aproveitam a claridade do dia. / Divulgação/Secom
Continua depois da publicidade
Enquanto grande parte do Brasil já entra na noite, moradores de Rio Branco, capital do Acre, ainda aproveitam a claridade do dia. A cidade costuma ser lembrada como o lugar onde o “dia dura mais” no país, uma percepção que tem explicação geográfica e está diretamente ligada ao fuso horário e à posição do município no extremo oeste do território brasileiro.
Rio Branco está inserida no fuso horário UTC-5, duas horas atrás do horário de Brasília (UTC-3). Na prática, isso significa que quando o relógio marca 18h em boa parte do país, na capital acreana ainda são 16h. Como consequência, o pôr do sol ocorre mais tarde em relação ao horário local, prolongando a sensação de dias mais longos, sobretudo durante o verão.
Continua depois da publicidade
Além do fuso horário, a longitude também exerce influência direta no horário do pôr do sol. Dentro de um mesmo fuso, quanto mais a oeste está uma cidade, mais tarde o sol se põe. Por estar entre as capitais mais ocidentais do Brasil, Rio Branco apresenta esse efeito de forma ainda mais evidente.
O resultado é um cotidiano diferente do observado em outras regiões do país: enquanto em muitas cidades brasileiras o céu já escureceu, em Rio Branco o fim da tarde ainda se prolonga, com luz natural presente por mais tempo.
Continua depois da publicidade
Atualmente, o Brasil é dividido em quatro fusos horários:
Essas diferenças afetam diretamente o dia a dia, influenciando horários de trabalho, transmissões ao vivo, compromissos nacionais e, claro, o nascer e o pôr do sol em cada região.
Cidade no Brasil surpreende pela limpeza e qualidade de vida digna do Japão
Continua depois da publicidade
Fundada no início do século XX, Rio Branco é o principal centro político, econômico e urbano do Acre. Cortada pelo rio Acre, a cidade carrega forte influência da cultura amazônica e ocupa posição estratégica na integração do Brasil com países vizinhos, como Peru e Bolívia.
Com clima equatorial, temperaturas elevadas e longos períodos de luz natural, Rio Branco se destaca não apenas por sua história e localização, mas também por uma curiosidade que chama a atenção de visitantes: quando o relógio indica o fim da tarde, o céu ainda permanece claro, reforçando a fama de ter um dos pores do sol mais tardios do Brasil.