O Sistema Anhanguera-Bandeirantes lidera o movimento de veículos no fim de ano / Imagem ilustrativa criada por IA/Gemini
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Quem imagina que o trânsito de fim de ano se resume à descida da serra em direção ao mar pode se surpreender com os números absolutos. Dados consolidados das concessionárias confirmam que o Sistema Anhanguera-Bandeirantes lidera o ranking de volume de tráfego, superando com folga o movimento rumo à Baixada Santista.
Segundo a projeção da CCR AutoBAn, cerca de 802 mil veículos devem circular pelas rodovias que ligam a capital ao interior (Campinas e Jundiaí) durante a Operação Ano Novo. Para se ter uma ideia da dimensão desse fluxo, a Ecovias estima que o Sistema Anchieta-Imigrantes receba entre 329 mil e 506 mil veículos no mesmo período — ou seja, na melhor das hipóteses, o fluxo para o interior é quase o dobro do que desce para a praia.
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A explicação para esse fenômeno é geográfica e econômica. Enquanto o sistema litorâneo foca majoritariamente no turismo, o corredor Anhanguera-Bandeirantes é a espinha dorsal de conexão com grandes polos populacionais (como Campinas e Ribeirão Preto) e serve como rota de saída para outros estados.
A diferença visual no trânsito se dá pela infraestrutura: com até cinco faixas de rolamento e topografia plana, o sistema do interior dilui os 800 mil carros com mais fluidez, evitando as imagens de "estacionamento a céu aberto" comuns na Serra do Mar, que sofre com o afunilamento geográfico.
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Para evitar lentidão, o motorista deve ficar atento aos horários de pico projetados pela concessionária para esta semana: