Essa cidade mineira chama atenção pelo tamanho do território e pelo vazio que os números do Censo 2022 revelam / Reprodução Youtube/NOIALK
Continua depois da publicidade
Com população reduzida e território vasto, João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais, se destaca como um caso singular no estado. Apesar de ocupar uma área de 10.727 km², o município abriga apenas 46.801 moradores e figura na 76ª posição no ranking populacional mineiro, segundo dados do Censo 2022. Essa combinação resulta em uma das menores densidades demográficas de Minas Gerais: apenas 4,36 habitantes por quilômetro quadrado.
Veja algumas imagens e saiba alguns fatos do maior município da Região Sudeste:
Continua depois da publicidade
Maior município da Região Sudeste em extensão territorial, o contraste se torna ainda mais evidente no recorte da área de cobertura da TV Integração. Entre os 76 municípios atendidos pela emissora, João Pinheiro aparece apenas na 11ª colocação em número de habitantes, atrás de polos regionais consolidados como Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Araxá e Paracatu. Em área, porém, não encontra concorrentes, supera todos com ampla margem.
Com uma extensão territorial cerca de 2.280 km² maior que a de Unaí, a segunda maior cidade de Minas em área, João Pinheiro se destaca pelo tamanho. A diferença se torna ainda mais expressiva na comparação com a capital: o município é mais de 32 vezes maior que Belo Horizonte, apesar de a capital concentrar uma população quase 50 vezes superior.
Continua depois da publicidade
Leia também: cidade mineira tem águas cristalinas e um dos cenários mais desejados do Brasil.
No recorte regional, o contraste se repete. João Pinheiro tem uma área 2,6 vezes maior que a de Uberlândia, principal polo urbano do Triângulo Mineiro, mas reúne um contingente populacional 15 vezes menor.
Os dados mais recentes do IBGE também refletem tendências observadas em todo o país. O Brasil alcançou a marca de 203 milhões de habitantes, um crescimento de 6,45% em relação a 2010. Em Minas Gerais, o aumento foi de 4,8%, elevando a população estadual para 20,5 milhões.
Continua depois da publicidade
Para chegar a esses números, o Censo mobilizou recenseadores nos 5.570 municípios brasileiros, com visitas a mais de 106 milhões de endereços. Ao todo, foram coletados cerca de 79 milhões de questionários, majoritariamente aplicados de forma presencial.