O estilo de vida finlandês reflete o título de país mais feliz do mundo / Ann H/Pexels
Continua depois da publicidade
A Finlândia foi ranqueada número um — pelo oitavo ano seguido — no Relatório Mundial da Felicidade (World Happiness Report), lançado em 2012. Mas o que faz os finlandeses tão felizes?
Isso se resume aos seguintes hábitos, de acordo com o Curso Avançado de Felicidade da Finlândia (Finnish Masterclass in Happiness), programa criado pela Business Finland, a agência de turismo do país.
Continua depois da publicidade
Mais de 75% da Finlândia é coberto por florestas, diz Sari Hey, gerente de relações públicas e mídia da Business Finland, ao portal Real Simple. “A população local leva a sério sua relação com a floresta”, diz ela. “Independentemente da estação, os finlandeses fazem questão de passar tempo na natureza. Chuva ou neve não são um obstáculo — são apenas um convite para se vestir de acordo.”
Saiba mais: Essa dupla de plantas consegue preencher a sua casa com equilíbrio e boas energias.
Continua depois da publicidade
Uma série de estudos mostra que estar ao ar livre traz inúmeros benefícios. Um artigo de 2017 revelou que pessoas que viviam perto de florestas apresentavam melhor “integridade da amígdala”, a parte do cérebro responsável por gerenciar emoções e estresse.
Mas você não precisa morar no meio do mato para encontrar paz. Até mesmo caminhar na natureza por 10 a 30 minutos pode reduzir sinais de estresse, como diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.
A sauna é um estilo de vida para os finlandeses, e saunas públicas são amplamente acessíveis em todo o país, muitas vezes com acesso à água para um mergulho gelado logo depois, explica Hey.
Continua depois da publicidade
Pesquisas recentes indicam que o uso regular de sauna pode ajudar no relaxamento, na memória e no sono. Por exemplo, em um estudo de 2019, 84% dos 482 participantes relataram dormir melhor após o uso da sauna.
“Na Finlândia, cozinhar não é apenas sobre alimentação — é sobre criatividade, conexão e alegria”, diz Hey. Experimente novos ingredientes, como ervas colhidas na natureza ou peixes recém-pescados, ou novos métodos de preparo, aconselha ela.
“Você pode começar aos poucos, trocando um ingrediente por algo novo ou cozinhando com produtos sazonais. O ato de desacelerar, usar as mãos e estar presente na cozinha pode transformar uma rotina comum em um ritual prazeroso”, afirma Hey.
Continua depois da publicidade
Veja também: Você sabia que ouvir a música certa pode ajudar a vencer o enjoo no carro? A ciência explica.
O canal ‘Mundo Real’ mostra imagens do país mais feliz do mundo:
Continua depois da publicidade