06 de Outubro de 2024 • 03:32
O Parque Caminhos do Mar, também conhecido como a Estrada Velha de Santos, é o local onde está a famosa Calçada de Lorena / Governo de SP/Divulgação
Enquanto se dirigia para São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822, Dom Pedro I passou por um trecho que começa em Cubatão e termina em São Bernardo do Campo, pelo qual se tornou um importante refúgio histórico e ambiental.
O Parque Caminhos do Mar, também conhecido como a Estrada Velha de Santos, é o local onde está a famosa Calçada de Lorena.
Com vários monumentos expostos ao longo do parque, eles foram construídos a mando do então governador Washington Luís para celebrar o centenário da Independência em 1922.
Aberto no final do século XVIII, com o intuito de suprir as condições precárias do caminho do Padre José Anchieta, pelas quais inviabilizam o transporte do açúcar e demais gêneros do planalto de Piratininga pela Serra do Mar até o porto de Santos.
Por conta deste cenário, em 1790 começou uma nova via, rotulada como calçada de pedras, por determinação do governador da capitania de São Paulo, Bernardo José de Maria Lorena.
A construção ficou sob responsabilidade do engenheiro da Real Academia Militar de Lisboa, Brigadeiro João da Costa Ferreira. Terminada em 1792, e se estendendo por 50 km, reduzindo em cerca de 20% o percurso entre Santos e São Paulo de Piratininga.
Uma das mais importantes viagens no local, aconteceu em 1822, quando o Príncipe-Regente D. Pedro subiu a serra em direção a São Paulo, vindo a proclamar, a 7 de setembro, a Independência do Brasil.
O trajeto possui cerca de quatro a cinco horas de duração, com opções de descida (por São Bernardo do Campo) ou subida (Cubatão). O caminho total (na ida e volta) totalizam quase 16 quilômetros, mas é possível chegar no final até 14 horas.
Os ingressos com o transporte interno custa R$ 35,00 por pessoa (ou R$ 50 no combo estrada + transporte), e funciona como paradas em alguns dos pontos turísticos. As compras das passagens devem ser feitas até às 15h do dia anterior à visita.
No local, os seguintes espaços podem ser visualizados o Pouso Paranapiacaba, Curva do Uau, Belvedere Circular, Rancho da Maioridade, Padrão do Lorena e o Pontilhão Raiz da Serra
Para comprar os ingressos, clique aqui.
Diário Mais
Veja os principais acidentes que aconteceram na Garganta do Diabo, no litoral de SP
Segunda mulher desaparecida em naufrágio no Litoral de SP é encontrada
Conheça a 'Garganta do Diabo', lugar onde lancha naufragou no litoral de SP
Cotidiano
O evento busca atualizar os agentes sobre legislações que impactam suas atividades, com foco em Direitos Humanos e comunicação eficaz
Variedades
Vencedora do Oscar voltará a interpretar Mia Thermopolis após 20 anos