Valongo: inscrições abertas para iniciativas culturais da Baixada

A terceira edição do festival está marcada para o mês de outubro, em Santos

Comentar
Compartilhar
02 JUL 2018Por Rafaella Martinez11h02
Foto: Sara de Santis

O Valongo Festival Internacional da Imagem começou a  receber na sexta-feira (29) inscrições de projetos de cunho cultural da Baixada Santista para compor a programação oficial de sua 3ª edição, marcada para o mês de outubro, em Santos. 

As inscrições para o Festival são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário disponível no site www.valongo.com, até o dia 29 de julho de 2018. Com o propósito de celebrar a produção local e sua identidade, a seleção levará em conta especialmente o alinhamento das propostas as com quatro diretrizes temáticas definidas para o festival: o território do Valongo, a política, corpos em perspectiva e a imagem. 

Além disso, também serão considerados currículo a capacidade de produção, viabilidade técnica e adequação orçamentária dos proponentes. Não há restrições quanto à linguagem artística adotada: exposições, instalações, mostras, performances, intervenções, ações de produção de conhecimento e/ou pesquisa, patrimônio histórico, artes digitais, comunicação e audiovisual podem participar do processo. 

Sob curadoria da diretora criativa Diane Lima, os participantes selecionados participarão de uma série de atividades prévias de imersão para a produção da iniciativa cultural contemplada. Encontros curatoriais, oficinais, palestras, laboratórios de pesquisa e visitas às comunidades e escolas do bairro do Valongo estão entre elas. 

O Valongo Festival Internacional da Imagem contará ainda com duas exposições coletivas cujas chamadas, em âmbito nacional, também serão anunciadas no dia 29: Performance e Ficção na Fotografia, destinada a discutir como a fotografia vem incorporando outras linguagens e meios de se apresentar para o público através de suas relações com os espaços; e Novos Protagonismos, que propõe uma nova dinâmica para o jogo inerente de poder entre quem fotografa e quem é fotografado. 

O Festival

A discussão do amplo campo da cultura visual se mostra imprescindível em um mundo onde nos comunicamos crescentemente através de imagens, um campo infinito e sempre em expansão. 

Ao abrir espaço para diálogos críticos e fomentando maneiras alternativas de se pensar, ver e consumir imagens, o Valongo Festival Internacional da Imagem torna-se epicentro de práticas artísticas e produção de conhecimento no bairro histórico do Valongo, em Santos. 

Apresentando uma ampla gama de trabalhos em grande variedade de mídias, o festival considera os extensos efeitos da onipresença das imagens nas práticas artísticas contemporâneas. E traz em sua essência a criação de um espaço de troca e sinapses, que surgem a partir do convívio social e ideias estimuladas, discutidas e apresentadas em sua programação. 

O Valongo

Como o olhar sobre o território, sua cultura, população, paisagem e arquitetura é capaz de revelar histórias e contra historias criando novas narrativas? O que suas ruínas, monumentos, trajetórias e travessias nos trazem como memória e como através da arte, da produção de saberes e da cultura, podemos pensar práticas de reinvenção e resistência? 

A Política

Tendo em vista o momento de instabilidade e polarizações na política nacional, como as imagens podem ser lugar de debate, diálogo e reflexão? Como as nossas práticas micropolíticas no campo da arte e da cultura podem ser plataformas de ação? O que pode um festival manifestar na luta pela democracia? Essas e outras demandas serão debatidas na terceira edição do Valongo Festival Internacional da Imagem.

Serviço

VALONGO FESTIVAL INTERNACIONAL DA IMAGEM 2018 

Inscrições: Até o dia 29 de julho de 2018 
Plantões de Dúvidas: Dias 3, 12, e 17 de julho, das 18h às 20h 
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias – Santos (SP) 
Divulgação dos selecionados: Até 10 de agosto de 2018
Atividades de imersão curatorial: Agosto e setembro de 2018. 
Festival: De 12 a 14 de outubro de 2018