São Vicente terá festival internacional de teatro infantil a partir de sexta

O FITI mostrará vários gêneros e tendências do teatro de manipulação de bonecos. A estreia do evento será às 19h30

Comentar
Compartilhar
22 JAN 201418h13

Começa nesta sexta-feira (24), em São Vicente, o FITI – Festival Internacional de Teatro Infantil, que vai reunir oito espetáculos trazidos por artistas do México, Peru, Equador e Portugal, além de grupos da região, representando o Brasil. O ingresso será um quilo de alimento não perecível (menos sal).

O FITI mostrará vários gêneros e tendências do teatro de manipulação de bonecos. A estreia do evento será às 19h30, junto à entrada da arena da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, na Praia do Gonzaguinha, com a participação da atriz Gabriela Rosas, da Companhia Rehilete Azul, fundada no México em 1999.

Contos milenares

Gabriela (na foto; que também participa como convidada na temporada 2014 da Encenação) mostrará as montagens Cuentos de luna antigua e Titerescópio. O primeiro é um espetáculo com dança, mímica, teatro de bonecos, música e poesia. A história baseia-se em contos milenares, que alimentam a beleza na alma e no coração de quem os escuta. "São contos necessários, que tocam a consciência, o amor e a alegria, em meio a um mundo atualmente dominado pela angústia, o ódio e a injustiça", explica a atriz mexicana.

Gabriela mostrará as montagens Cuentos de luna antigua e Titerescópio (Foto: Divulgação)

Já em Titeroscópio, Gabriela mostra uma caixa de surpresas, que se abre para um mundo de fantasia, magia e imaginação. "Trata-se de um teatro de bonecos em miniatura, completo e funcional, com plateia, vendedores de doces, palco e todo o envolvimento cênico. Tudo miniaturizado! Apresenta a antiga companhia de bonecos Rosete Aranda, como forma de homenagear o trabalho deste popular artista mexicano dos princípios do século XX".

Mais diversão

O FITI prossegue depois no teatro da ETEC Dra. Ruth Cardoso, na Praça Coronel Lopes (dos Correios),387, no Centro, sempre com sessões às 17 e às 19h. Dia 29, o ator brasileiro radicado em Portugal, Marcelo Lafontana, traz o espetáculo Mamulengo Capiroto, pela Companhia Lafontana – Formas Animadas; dia 30, Enrico Méndez Ore, do Peru, mostrará a montagem História para ser clowntada; dia 31, teatro de atores e bonecos A Biblioteca Mágica, pela Cia. Histórias do Baú, de São Vicente.

E, ainda: dia 1º de fevereiro será a vez do ator Esteban Ruiz Tapia, do Equador, com o espetáculo Don Segundo, pela Companhia Títeres Zumbambico; e finalmente, dia 2, a Cia. Arueiras do Brasil, de Praia Grande, mostrará A Centopéia Judite, com manipulação de bonecos, enquanto a Cia. Loucotoches, de São Vicente, apresentará Miscelânias de Boi-Bumbá .