X

Cultura

São Vicente reforça a segurança para o Carnaval

Organização segue com rigor o que prevê Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 26/02/2014 às 17:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o objetivo de garantir diversão e segurança aos foliões durante o carnaval, a Prefeitura de São Vicente montou um esquema especial para os desfiles de bandas e blocos nos bairros e na orla do Gonzaguinha. Os detalhes foram divulgados em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), no Salão Nobre do Paço Municipal, com representantes das Secretarias de Cultura, Saúde, Transportes, Assuntos Jurídicos, Guarda Civil Municipal (GCM), além da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) e Polícia Militar.

No total, 25 bandas e blocos se apresentam até o dia 4 de março, sendo 23 na área insular e duas na área continental da Cidade. A Prefeitura segue com rigor o que prevê o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público, que detalha questões de segurança, mobilidade e vários outros itens para o bom andamento dos desfiles. Da mesma forma, e com base no TAC, todas as agremiações assinaram termo de responsabilidade, aceitando o regulamento estabelecido pela Secretaria de Cultura para o Carnaval 2014.

Circuito

Criado na Praia do Gonzaguinha (Avenida Embaixador Pedro de Toledo, sentido Itararé) ficou destinado às agremiações carnavalescas que desfilam no Centro, tendo como local de concentração a Praça Tom Jobim. Assim, vão desfilar no sábado (1/3), o Bloco O Bicho Pegô (concentração a partir das 16h); e no domingo (2/3), o Bloco Ba Bahianas sem Tabuleiro  (a partir das 10h30).

Nesses dias, tanto na Praça Tom Jobim quanto a Praça do Maçom (onde acontece a dispersão oficial dos desfiles), estandes de 16m² darão apoio à PM e à Secretaria de Saúde; os dois pontos terão ainda banheiros químicos, incluindo módulos para portadores de necessidades especiais.

A segurança para o Carnaval de São Vicente foi reforçada (Foto: Marcio Pinheiro/PMSV)

Segurança

No percurso do Gonzaguinha 10 torres de segurança vão abrigar policiais militares e operadores com câmeras a cada 100 metros do trajeto. Uma central móvel de monitoramento também será utilizada, com capacidade para quatro câmeras, com observação direta por parte da PM. Haverá um efetivo de 50 guardas municipais, incluindo Canil e ROTAM, e mais de 100 policiais militares para acompanhar as Ba-Bahianas, maior bloco da Cidade, com expectativa de público de 100 mil de pessoas. Outros 40 seguranças privados foram contratados pela Secretaria de Cultura.

Limpeza

A Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) disponibilizará uma equipe para fazer a limpeza logo após o desfile, quando acontecer durante o dia. Quando for à noite, o serviço será feito logo cedo, no dia seguinte. As folgas também foram suspensas para garantir maior efetivo.

Trânsito

Além do efetivo normal, a população contará com mais 10 agentes de trânsito de plantão em cada turno que farão todo o acompanhamento do desfile de blocos e bandas pelas ruas dos bairros, com o objetivo de garantir fluidez no trânsito e evitar congestionamento das vias públicas, desviando o trânsito, fechando e liberando ruas. Os motoristas devem ficar atentos aos trajetos das bandas e evitarem as vias. Faixas informativas foram distribuídas pela Cidade informando as alterações.

Saúde

A Secretaria de Saúde também elaborou esquema reforçado. Ambulâncias ficarão no trajeto no Gonzaguinha para atender emergências. Durante os dias de carnaval haverá distribuição de cerca de 20 mil preservativos e material explicativo em estandes fixos de concentração das equipes.  Ao todo, atuarão 11 profissionais da saúde.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter