X

Cultura

Reisado Sergipano participa de Festival do Folclore de Olímpia

O evento conta com apresentações de danças folclóricas e parafolclóricas, além de oferecer amplas opções de comidas típicas.

Publicado em 14/08/2014 às 17:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá vai participar do 50º Festival Nacional do Folclore de Olímpia, o mais tradicional do Brasil, que acontece até domingo (17), na cidade do interior do Estado. O evento, que teve início no último dia 9, conta com apresentações de danças folclóricas e parafolclóricas, além de oferecer amplas opções de comidas típicas. Olímpia recebe quase 150 mil pessoas, entre turistas, estudantes, pesquisadores e estudiosos do assunto, de vários cantos do Brasil.

Nesta sexta-feira (15), Guarujá será representada na festa pela participação do grupo Reisado Mirim Mestre Zacharias (criado pela Associação por meio de suas oficinas em homenagem a memória do Mestre Zacarias de Matos), que exibem as atividades artísticas com louvores ao Menino Jesus, onde mantém suas características de raiz.

No sábado (16), é a vez do grupo principal Reisado Sergipano com espetáculo onde apresenta ao público uma viagem histórica, retratando seus principais personagens: cabocla, cigana, baiana, africano, reis magos, Bumba-meu-boi e o início da aviação brasileira, estão inseridos no repertório.

No domingo (17), último dia da festa, os dois grupos de Guarujá participam do ponto alto do festival: o desfile folclórico pelas ruas de Olímpia. Trata-se de uma confraternização dos grupos que participam do evento, num variado tráfego de danças e ritmos pelas ruas da cidade do interior do Estado, conhecida nacionalmente como a Capital do Folclore.

Associação Folclórica do Reisado Sergipano - O grupo foi fundado pela família do falecido Mestre Zacarias. Sua principal característica é a manifestação cultural e religiosa por meio das músicas e danças, e seu caráter social com as oficinas e viagens culturais. As manifestações acontecem nas apresentações públicas, onde o Grupo Reisado Sergipano e Bumba-meu-boi de Guarujá e o Reisado Mirim Mestre Zacarias de Matos exibem as atividades artísticas com louvores ao Menino Jesus.

A Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba-meu-boi de Guarujá tem o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e mantém atividades como as oficinas de Dança Folclórica Reisado Sergipano e Samba de Coco, Percussão e Capoeira. Participa também dos Editais de Apoio a Projetos da Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, obtendo contemplações importantes para a Entidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

'Há sobras de caixa para investirmos em Cultura', diz Presidente da Petrobrás

Ele ainda comentou, que desde o inicio do governo Lula estão sendo pensado projetos que já somam R$ 150 milhões investidos pelo patrocínio da Petrobras

Nacional

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro deste ano

Com 40% de perdas, Roraima lidera ranking dos que mais desmataram

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter