X

FRAUDE?

'Recorde' de Anitta no Spotify pode ter sido manipulado; entenda

O aplicativo diz que pode averiguar se houve robotização das reproduções

Joe Silva

Publicado em 13/04/2022 às 11:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Clipe de Anitta / Reprodução/Youtube

A empresa de serviço de streaming de música Spotify afirma que tem recursos para atestar se houve robotização das reproduções que levaram a cantora Anitta ao primeiro lugar no ranking global do aplicativo com uma de suas músicas. 

A cantora foi a primeira artista brasileira a atingir o cume do ranking Daily Top 50 Global no mês passado, mas rumores de que as reproduções do single foram "manipuladas" pelos fãs têm levantado dúvidas sobre o real sucesso da música.

O dia em questão se refere ao período de 24 horas no qual a música foi reproduzida 6,4 milhões de vezes na plataforma, um feito nunca conquistado por nenhum outro artista nacional. A música já tem atualmente mais de 146 milhões de audições até esta quarta-feira (13).

A suspeita

O blog Tilt divulgou na terça-feira (12) dados do site "Rest of World" que sugerem que os fãs da artista podem ter usado uma estratégia para levar o single ao topo da lista das mais ouvidas do Spotity.

Na prática, a suspeita é de que estes usuários do aplicativo usaram VPNs para se passar por vários celulares diferentes e assim burlar o algorítimo da plataforma de música. É como se cada usuário pudesse se passar por várias pessoas ouvindo a mesma música várias vezes por meio do uso de vários IPs (algo como o CPF dos computadores).

O que diz o Spotity

A empresa afirmou que não pretende se pronunciar sobre o caso da Anitta, mas enviou os termos de uso do aplicativo para mostrar que tem mecanismos para verificar se houve fraude.

"Quando identificamos ou somos alertados sobre casos potenciais ou confirmados de manipulação de stream, tomamos medidas que podem incluir a retenção de royalties, a correção de números de streaming e medidas para garantir que a popularidade do artista ou da música seja refletida com precisão em nossos gráficos. O Spotify reserva-se o direito de remover conteúdo manipulado da plataforma. Colocamos recursos de engenharia e pesquisas significativos para detectar, mitigar e remover a atividade de streaming artificial no Spotify para que nada atrapalhe nossa missão de dar aos artistas a oportunidade de viver de sua arte e para que os detentores de direitos sejam pagos da maneira mais justa possível. possível para o seu trabalho. A integridade disso é incrivelmente importante para nós, porque um fluxo ilegítimo significa que há artistas honestos e trabalhadores do outro lado que são afetados."

O lado de Anitta

Nesta terça (12), Paulo Pimenta, assessor-chefe de Comunicação do "staff" da artista, publicou "carta aberta" relação ao caso. Leia a íntegra: 

"Muito se fala sobre "Envolver e seu sucesso que dura até hoje no top 50 global do Spotify. A primeira cantora latina a chegar a posição #1 de forma solo é brasileira e se chama Anitta. 

Foi ela mesma que lá atrás uma vez me disse que uma minoria sempre tende a elevar um artista só para depois ter o prazer de diminui-lo. Infelizmente, ela tem razão. 

Vamos aos números de "Envolver" nos últimos 28 dias? Reparem que o país que mais ouviu "Envolver" foi o Brasil: 38.420.876 de plays. Mas se você QUISER realmente estudar os resultados, a perspectiva muda. Somados, os streamings dos 9 países que mais ouviram "Envolver" resultam em um número relevante e global 42.801,642.

O Brasil é o segundo mercado consumidor de música do mundo em núrero de ouvintes digitais e sua população e território são continentais. 

Logo, existe uma lei de proporcionalidade. Seria óbvio que uma cantora tivesse tal resultado em seu próprio pais? Não necessariamente. Mas, se tratando da Anitta, tudo muda de figura. Enxergamos aqui outro fenomeno. 

A cantora arrebatou seu pais com um ritmo que não é brasileiro e em língua espanhola - não muito falada por aqui. Um posicionamento internacional de dentro para fora. Há quem diga que os fãs brasileiros ouviram muito Envolver. Mutirão. 

Mas, isso é ruim? Vale ressaltar que Anitta tem mais ouvintes mensais nos Estados Unidos do que grandes cantoras americanas - é só QUERER pesquisar. Alqumas poucas noticias sobre Envolver ainda podem revelar a teoria citada no inicio do texto. 

Mas, ainda bem que a matemática não mente e que a grande maioria dos brasileiros ainda tem orgulho dos artistas nacionais e se envalveu com a Anitta ao ponto de quebrarem juntos barreiras nunca antes ultrapassadas. Paulo Pimenta, assessor de comumicação e imprensa de Anitta."

O caso pode gerar polêmica principalmente porque a própria artista incentivou os fãs a darem streaming no single, apesar de não tê-los instigado a burlar nenhuma regra da plataforma. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter